Aparte
Com mais 60 UTI e 40 respiradores pra Covid, Sergipe já pensa em abertura do comércio
8b78344b0c48d45b

Belivaldo: “Mas temos que acompanhar a curva de crescimento dos contaminados”

Em entrevista à TV Sergipe, nesta quinta-feira, 28, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, anunciou a ampliação de mais 60 leitos de UTI nos próximos 15 dias, para assistência aos pacientes infectados com o coronavírus.

A expectativa é que sejam disponibilizados 26 leitos até este sábado, 30, mais 10 leitos na segunda, dia 1º, e até o dia 15 de junho mais 24 leitos, totalizando 60 leitos. “Nós recebemos do Governo Federal, nesta semana, 15 respiradores para uso em UTI”, disse o governador.

“E exatamente por conta disso, a gente vai poder garantir já no sábado, 30, 15 leitos em função de um contrato que fizemos com a Clínica e Hospital Renascença. A partir do próximo sábado, teremos mais 26 leitos de UTI funcionando: 15 leitos na Renascença, 5 leitos de UTI no Hospital do Coração e os 6 leitos de UTI que vão começar a funcionar no HPM”, disse o governador. 

Na segunda-feira, serão 10 leitos de UTI no Hospital de Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, totalizando 36 leitos. “Até o dia 15, há a possibilidade de chegarmos aos 60 leitos que a gente vem trabalhando nos últimos dias, acrescentando mais 6 leitos de UTI no Hospital São José, 10 leitos no Hospital Amparo de Maria, em Estância, e mais 8 leitos no Hospital Jessé, também em Estância, fechando assim 60 leitos”, informou o governador.  

O governador Belivaldo Chagas revelou, ainda, que recebeu a informação sobre a chegada de mais 40 respiradores remetidos pelo Governo Federal. “Recebemos a informação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nos garantindo que até a próxima semana vai nos enviar 40 respiradores para a gente ampliar ainda mais os nossos leitos de UTI. Recebemos essa semana 15 para a UTI e mais 15 portáteis para uso nas ambulâncias e há essa perspectiva real que o Governo Federal irá mandar mais 40 respiradores na próxima semana”, disse Belivaldo.

O governador Belivaldo Chagas acrescentou que essa expectativa de ampliação dos leitos de UTI abre possibilidade para colocar em prática o Plano de Retomada da Economia, já elaborado pelo Governo do Estado, com a retomada gradativa da abertura do comércio.

“Teremos hoje uma reunião com a Secretaria de Saúde, da qual participará também um representante da Secretaria da Fazenda para a gente fazer uma revisão dessa situação. Dentro do nosso plano, a ideia é uma retomada por região. Tenho recebido as mais diversas sugestões, ouvindo os mais diversos segmentos da sociedade”, disse Belivado.

“O fato é que temos um plano, estamos colhendo as sugestões e, no momento próprio, vamos abrir definitivamente essa discussão e, de forma mais efetiva, reabrir o comércio e colocar em prática a retomada economia. Mas temos que acompanhar a curva de crescimento dos contaminados e, principalmente, a ocupação dos leitos de UTI. Só isso vai nos dar a tranquilidade para essa retomada”, informou o governante.