Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Valmir de Francisquinho, o Covid-19 e visão sensata: “Deve-se dar vez e voz à ciência”
Compartilhar

Valmir de Francisquinho: “Temos que trabalhar para a comunidade. O povo quer saber de ações concretas”

Na contramão das recomendações do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas sem citar o nome dele em nenhum instante, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, defendeu nesta quinta, 26, que a comunidade itabaianense deve ficar em casa e atender as recomendações das autoridades locais e de Sergipe, e médicos e infectologistas.

“Nesta hora, deve-se dar vez e voz à ciência. Acho que o povo de Itabaiana precisa seguir as determinações médicas das autoridades - no caso, o decreto do governador, a voz dos infectologistas, que são os especialistas”, disse o prefeito itabaianense à Coluna Aparte, sem alterar a voz e nem radicalizar em direção a ninguém.

“A gente não deve ir de encontro ao entendimento de quem se preparou com estudos - os cientistas, os especialistas, os médicos, a Organização Mundial da Saúde. Se a gente não acredita na ciência, por que quando se está doente corre para um médico? Você está vendo as pessoas morrendo, perdendo a vida, e vem dizer que tem que ir para a rua? Isso é imprudência”, demarcou o chefe do Executivo de Itabaiana.

Para Valmir de Francisquinho, não é minimamente prudente se expor nesta hora. “O bem maior que nós temos é a nossa vida. Eu sei que a economia é importante. Eu sei que, neste sentido, devemos estar com as precauções e ir se virando de um jeito ou de outro. Mas gente está aqui trabalhando diuturnamente para atender à população”, reforça.

“Eu vejo o que é necessário. Os políticos, por exemplo, precisam nesta hora deixar de lado as questões político-partidárias para o momento da política e todos nós devemos dar as mãos em prol do atendimento ao nosso povo. Cada prefeito, cada vereador, temos que trabalhar para a comunidade. O povo quer saber de ações concretas”, diz.

Neste aspecto, Valmir afirma que a fala dele vai além de um simples discurso que busque conscientizar pessoas. “Acho que fomos o primeiro município do Estado de Sergipe a implantar o sistema de vacinação via drive-thru para imunizar idosos contra gripe - e isso passou até na televisão. A gente está vacinando aqui os idosos, com o Governo Municipal mandando equipes da Saúde ir até nas casas dele. Nós temos equipes visitando as pessoas e orientando”, diz.

Segundo Valmir de Francisquinho, as medidas do Governo de Itabaiana vão além da vacinação de idosos e do drive-thru. A cidade não interrompeu integralmente as feiras livres, mas também não as deixou desreguladas. “As feiras de Itabaiana estão tendo orientação constante. Nós não fechamos elas”, diz.

“Mas só deixamos funcionando a parte de alimentação. Tudo que é de alimentação, está permitido. Mesmo assim, adotamos medidas duras: as bancas têm dois metros de distância uma da outra. E mais: todo mundo foi contemplado com higienização. Sobre a feira, inclusive estamos pulverizando as bancas na hora de colocar e na hora de tirar da rua. Todas essas precauções estamos tendo. Nós estamos produzindo aqui uns kits, juntamente com o Sest e Senat para poder dar aos caminhoneiros que vêm de fora para que eles possam lavar as mãos. Tem álcool e sabão líquido”, diz Valmir.

“No mais, estamos visitando as pessoas carentes, seguindo as orientações do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual em relação à cesta básica, entre outras coisas em todos os padrões de necessidade. As pessoas preenchem o cadastro através dos assistentes sociais que as visitam. Nós temos 25 assistentes sociais visitando intensivamente as residências das pessoas”, diz.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.