Politica & Economia
Saumíneo Nascimento

É economista, bancário de carreira pelo BNB e diretor-Executivo do Grupo Tiradentes.

Sergipe tem maior percentual de domicílios com acesso à coleta direta de lixo do Nordeste
Compartilhar

Coleta direta de lixo está quase universalizada em Aracaju: alcança 98,9% dos domicílios

A Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - em Sergipe divulgou, em 7 de maio, que temos um destaque positivo em higiene e que tem impacto na saúda da população: o fato de o Estado de Sergipe ter o maior percentual de domicílios com acesso à coleta direta do lixo do Nordeste.

De acordo com a pesquisa do IBGE, em 85,6% dos domicílios sergipanos havia coleta direta de lixo. O estudop mostra também que, entre as grandes regiões, o Nordeste tinha o menor percentual de domicílios atendidos pelo serviço (70,8%). Isto demonstra que estamos acima da média da região Nordeste.

Na pesquisa, está demonstrado que o serviço de coleta direta de lixo está quase universalizado na capital, Aracaju, que tinha 98,9% de domicílios com acesso ao serviço. Dentre as capitais brasileiras, esse é o terceiro melhor resultado do país, atrás de Goiânia (99,3%) e Curitiba (99,2%).

Ampliando o escopo territorial e considerando as regiões metropolitanas que incluem municípios das capitais, a Região Metropolitana - RM - de Aracaju tem o quarto melhor resultado do país, com 96,6% de domicílios com lixo coletado diretamente por serviço de limpeza. A RM de Aracaju fica atrás da de Goiânia (98,0%), da de Curitiba (97,8%) e da de São Paulo (96,6%).

Referidas informações fazem parte do módulo Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Contínua - Pnad-C - 2019, que traz dados sobre domicílios (cobertura e material
das paredes, se próprio ou alugado, bens duráveis existentes, presença de
banheiro, ligação com rede geral de abastecimento de água, esgoto e energia
elétrica e destinação do lixo) para 2016 a 2019, e seus moradores (distribuição geográfica da população, sexo e idade e cor ou raça), de 2012 a
2019.

Importante destacarmos que, conforme a pesquisa do IBGE, o percentual de domicílios com lixo coletado diretamente por serviço de limpeza teve aumento significativo entre os anos de 2016 e 2019. 

Em 2016, ele estava presente em 68,5% dos domicílios sergipanos, ao passo que, em 2019, ele passou a alcançar 85,6% dos domicílios. Em números absolutos, aproximadamente cerca de 160 mil domicílios passaram a ser atendidos pelo serviço entre 2016 e 2019. 

Como já dito e satisfatório saber que Sergipe se situa na melhor posição entre os estados da Região Nordeste para esse indicador. A cobertura é ainda maior na RM de Aracaju e no município de Aracaju. No caso da RM, a coleta direta por serviço de limpeza chega a 96,6% dos domicílios, ou 40 mil domicílios a mais do que em 2016, quando o serviço chegava a 87,3% dos domicílios.

Para a capital, a cobertura e de 98,9%. Em 2016, eram 88,4% de domicílios atendidos pelo serviço. Em números absolutos, são 30 mil domicílios a mais atendidos pela coleta direta de lixo por serviço de limpeza.

Entre 2016 e 2019, portanto, três a cada quatro domicílios que passaram a ser atendidos pelo serviço direto de coleta de lixo estavam no interior do Estado (120 mil dos 160 mil domicílios). Dos outros 40 mil domicílios, três a cada quatro estavam no município de Aracaju - e os outros 10 mil estavam distribuídos entre Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Em minha opinião existiram alguns fatores importantes para estarmos nessa posição; a visão pública dos órgãos ambientais investindo em educação, orientação e fiscalização, os investimentos privados e também a melhoria da consciência da população sobre o que é feito com o lixo gerado - e de que forma ele impacta a vida de todos nós e o que isso poderá resultar para as próximas gerações.

Foto: Felipe Goettenauer/PMA

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.