Politica & Mulher
Aracaju terá primeira clínica do Estado para atendimento ao público LGBTI+  
3be92802971d9e01

 O espaço ficará na Rua Promotor Arquibaldo Mendonça, 297, bairro Suissa

Remonta. Esse é o nome do espaço votado ao atendimento psicossocial para o público LGBTI+, que será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 24, em Aracaju. O espaço proporcionará acompanhamento psicológico, rodas de conversa temáticas, oficinas culturais e científicas sobre Gênero e Sexualidade, além de cursos de capacitação para estudantes e profissionais da Psicologia e outras áreas da Saúde.

Idealizado pela psicóloga Marcela Carvalho, mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe, o espaço será a primeira clínica no Estado de Sergipe a atuar com foco específico nesse grupo e tem o objetivo de proporcionar  atendimento psicossocial para pessoas LGBTI+ que estão em situações de risco ou vulnerabilidade social/econômica. 

A concretização do espaço só foi possível graças ao Edital Mulheres em Movimento, proporcionado pelo Fundo ELAS, no qual o Remonta foi aprovado, recebendo capacitação, a possibilidade de trocar experiências com diversas outras instituições e apoio financeiro para construção da sede. O ELAS é o único fundo brasileiro de investimento social voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo das mulheres.

No Brasil, a cada 19 horas uma pessoa LGBT+ é assassinada ou comete suicídio. Esse é um dos dados destacados no último relatório do Grupo Gay da Bahia (entidade que há 40 anos abraça a causa LGBT+). Segundo o relatório, o Brasil é o país onde mais há crimes contra tais minorias.

A não aceitação no núcleo familiar e a falta de capacitação dos profissionais de Saúde frente às temáticas de gênero e sexualidade são algumas das barreiras enfrentadas pela população LGBTI+. Em Sergipe a realidade não é diferente e é justamente pensando nessa necessidade que o Remonta abre suas portas à população, tanto para quem precisa de apoio como para quem deseja se somar à causa.