YoutubeFacebookTwitterInstagram
Politica & Mulher
Author fbd5d65740160840
Tanuza Oliveira

Jornalista desde 2010, com formação pela Unit e atuação em veículos impressos e em assessorias de comunicação em Sergipe. É repórter Especial do JLPolítica desde 2017.

Deputadas sergipanas fazem balanço do 1º ano de mandato
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
45de964077726a40

Janier Mota: foco na área da saúde

O primeiro ano com a maior presença feminina de toda a história da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – foi considerado positivo e produtivo para as parlamentares, seja pelas mais experientes ou pelas novatas.

Todas as seis parlamentares sergipanas foram procuradas pela Coluna Política & Mulher para fazer um balanço de sua atuação durante 2019 e apenas as deputadas Maria Mendonça, PSDB, e Kitty Lima, não retornaram aos contatos. As demais resumiram o ano como positivo, de muito trabalho e de consolidação de espaços.

Para Janier Mota, PR-Republicanos, por exemplo, que é estreante em mandatos eletivos, esse primeiro ano teve uma atuação positiva, principalmente na área da saúde – ela é presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Presidência Social, da Alese.

“Sempre tive um carinho especial por essa área e o desejo de poder auxiliar o povo sergipano. Por isso, neste ano que já está findando, estive em diversas reuniões com a equipe da Secretaria de Saúde, com o secretário da Casa Civil e com o próprio governador, levando as demandas da população”, diz Janier.

Segundo ela, um dos projetos que demandou um extenso trabalho ao longo de 2019 foi o “Ação Saúde Sergipe Cidadã”, em Itabaianinha, que realizou 860 atendimentos e 278 exames, como ultrassonografia da mama, da próstata, do fígado, mamografia e transvaginal, além da entrega de alguns resultados de forma imediata e o encaminhamento das pessoas que precisavam de tratamento em hospitais.

“Conseguimos tirar a Carreta da Mulher, que estava parada em Aracaju, e levar para outro município, pela primeira vez. Além disso, também levamos a Carreta do Homem, serviços do Hemose, Samu e consultas com médicos de diversas especialidades. Por isso, fiquei extremamente feliz em ter conseguido realizar essa ação”, pontua.

Saindo um pouco da esfera da saúde, Janier Mota também ajudou a disponibilizar uma linha de crédito para os pequenos empresários de fabriquetas de leite e queijo, situados no Sertão e Alto Sertão sergipano; conseguiu a aquisição de um caminhão pipa, com recursos federais, que foi doado para a comunidade Serra da Guia, no sertão sergipano; o Refis 2019, que a parlamentar já havia solicitado através de indicação e a aprovação do Carnaval de Itabaianinha como Patrimônio Cultural do Estado. “Para 2020, estou preparada e pronta para desenvolver ainda mais projetos que beneficiarão o Estado”, garante.