Politica & Mulher
Deputadas recebem Medalha Quintina Diniz
29dc37a59ec83b33

Maisa: medalha representa luta em busca de direitos

A Medalha Quintina Diniz foi entregue, em sessão especial, pela Assembleia Legislativa de Sergipe - Alese - às novas parlamentares da Casa e às delegadas titulares nas Delegacias da Mulher do Estado de Sergipe. 

A condecoração é uma homenagem à primeira deputada sergipana Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, nascida em Laranjeiras e falecida em Aracaju no dia 22 de julho de 1942.

Ela era professora e fundou, na Capital, em 1906, o primeiro educandário feminino do Estado. Adepta das ideias feministas, participou da FBPF, entidade que a apoiou para ser eleita a primeira deputada estadual de Sergipe, em 1934.

Então, ofertar essa Medalha às parlamentares, mais do que homenageá-las, é incentivá-las, é dizer que elas podem muito mais, como fez a própria Quintina. A deputada estadual Kitty Lima, Rede, foi uma das que receberam a homenagem.

Para Kitty, de fato, trata-se de um reconhecimento à atuação feminina que ocupa espaços estratégicos na política e na Segurança Pública de Sergipe na luta pela equidade de gênero e combate à violência contra a mulher.

“É uma honra poder ser prestigiada com uma medalha que leva o nome da nossa primeira deputada estadual por Sergipe, uma mulher que viveu à frente do seu tempo na luta pelos direitos da mulher e mostrando que o nosso espaço é aquele onde queremos estar”, comemorou Kitty.

“Essa homenagem mostra a nossa grande responsabilidade em defendermos as nossas mulheres e posso garantir que estou preparada para representar as sergipanas nessa nossa luta diária pela equidade”, completou Kitty.

A deputada Diná Almeida também recebeu a Medalha. “Sinto-me honrada em receber esta homenagem representando as mulheres do nosso Estado no Parlamento”, disse Diná. A deputada Maisa Mitidieri representou as colegas homenageadas. “É um prazer para todas nós deputadas receber esta medalha, porque ela representa a luta das mulheres em busca dos direitos”, destacou Maisa. Que Quintina Diniz inspire a todas.