Politica & Mulher
“Foge do Brasil” é o primeiro conselho sensato da ministra Damares
2d4deb400b07e3b5

Damares sensata: Brasil não é bom lugar para criar meninas

Na última semana, mais uma fala “cômica, se não fosse trágica” da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, ganhou o noticiário. Dessa vez, numa entrevista ao jornalista Reinaldo Oliveira, pela rádio Jovem Pan João Pessoa, ela disse que o Brasil é o pior país da América do Sul para se criar meninas.

E continuou: “Se eu tivesse que dar um conselho para quem é pai de menina, mãe de menina, seria: foge do Brasil”. E eis aqui uma das poucas falas da ministra que devem ser faturadas. De fato, o Brasil é um péssimo lugar para criar e para ser mulher.

E não só pelos números alarmantes de casos de abuso sexual, como se referiu a ministra. O ambiente brasileiro é ruim para as mulheres pela violência, pela desigualdade no ambiente de trabalho, pelo assédio constante e institucionalizado, pela falta de liberdade, etc.

E embora a ministra tenha focado apenas no abuso sexual, vale registrar o tipo de ação que ela sabe que precisa implementar. “Tem que ser uma revolução cultural mesmo, lá na escola. Não adianta eu fazer só repressão. Vamos ter que trabalhar com uma mudança de comportamento no Brasil, de proteção à mulher, de proteção à menina”, assegurou Damares.