Politica & Mulher
Vai ter sergipana no Parlamento espanhol, sim
1dd27b7d7285c3d6

Maria das Graças: primeiro recado a Bolsonaro é que Marielle vive 

Realizadas no último domingo, 28, as eleições na Espanha marcaram um fato histórico: pela primeira vez, uma brasileira foi eleita deputada no Parlamento local. E ela é sergipana. Maria das Graças Carvalho Dantas, de 49 anos, que nasceu em Aracaju, ocupará uma das cadeiras que o Partido Esquerda Republicana de Catalunya - ERC -, obteve nas eleições gerais.

Maria das Graças vive em Barcelona há 25 anos, para onde mudou-se a fim de cursar uma especialização em Direito do Meio Ambiente. O JLPolítica tentou manter contato com ela, mas não conseguiu. Ao Uol, a filha de um comerciante e de uma enfermeira revelou que sua principal plataforma será defender o direito de imigrantes e refugiados, além de uma ampla agenda de direitos humanos, combate à extrema direita e promoção da ecologia.

Para ratificar as causas que defende, Maria Dantas usou, no domingo, uma camisa com o rosto da ex-vereadora Marielle Franco, PSOL, assassinada há pouco mais de um ano, no Rio de Janeiro.

“Meu primeiro recado a Bolsonaro é que Marielle vive. Além disso, vou dar visibilidade às suas atrocidades”, disse a brasileira, que promete ações em toda a Europa para “expôr o caráter racista e homofóbico” do governo brasileiro.

Maria Dantas não esquece as origens. “Sou nordestina cabra da peste, daquela que pega a peixeira e coloca no meio dos dentes, discípula de Maria Bonita”, garante.