Politica & Mulher
Mulheres cordelistas se unem contra o machismo
3d1536b7d68a7124

Coletivos apoiam a cordelista sergipana Izabel Nascimento

Uma nota de repúdio assinada por dezenas de coletivos literários, inclusive sergipanos, está sendo divulgada em todo o país em decorrência dos ataques nas redes sociais sofridos pela cordelista sergipana Izabel Nascimento, após o dia 27 de junho, quando ministrou uma palestra no III Encontro de Cordelistas da Paraíba e pontuou os fortes traços do machismo existentes no Cordel.
 
Como forma de responder às críticas de um grupo de homens poetas, as Mulheres Cordelistas se uniram e, acompanhadas da hastag #cordelsemmachismo, resolveram lutar. Daniela Bento, do Coletivo Poetas de Resistência, de Poço Redondo, afirma que “enquanto o machismo prevalecer no meio cordelístico e negar a importância dos feminismos, nenhum verso poderá falar de igualdade”.
 
Julie Oliveira, cordelista cearense, pensa da mesma maneira. “É preciso abrir espaço de escuta ativa para as mulheres, pois, ao contrário do clichê de que ‘é preciso dar voz’, penso que é necessário uma escuta atenta e respeitosa, porque voz todas nós temos", diz.

Elas ressaltam que não se trata de um movimento separatista. “Quando uma mulher cordelista com 30 anos de história denuncia os traços do machismo no cordel e é atacada nas redes sociais, o recado está claro: o espaço ainda está restrito aos homens. Não sou a primeira mulher a sofrer com uma atitude machista por parte de um cordelista, as minhas dores são as dores de todas estas mulheres que estão de levantando num movimento que está dizendo basta!”, denuncia Izabel Nascimento.

Izabel Nascimento é presidente da Academia Sergipana de Cordel – ASC –  e atua há mais de 30 anos como cordelista. A poeta protagoniza uma cena importante da representação e da resistência feminina no universo literário, mais especificamente no cordel. Para aderir ao movimento, basta postar a hastag #cordelsemmachismo em suas redes sociais e assinar a nota disponível no link: http://chng.it/mhZDGqq7tg.