Politica & Mulher
Valdilene Martins: “Agora é com eles”
51f096d6de7abd98

Valdilene Martins: finalidade é envolver os homens no debate 

Esse é o nome do novo projeto da advogada Valdilene Martins, que está discutindo, através de lives, com diversos homens sobre o violência doméstica, a misoginia e o patriarcado. 

“No meu ponto de vista, isso é importante para que todos entendam que a violência de gênero é uma questão da humanidade e não apenas de mulheres. Então, ou a humanidade se une para resolver ou continuará assim”, justifica.

Para Valdilene, a violência é uma pandemia, “está em todo lugar do mundo, de forma mais branda ou gravosa a depender da cultura do lugar”.  “A gente precisa ver que se os homens fazem parte do problema, obrigatoriamente, têm que fazer parte da solução”, analisa. 

Além disso, a advogada acredita que nem todos os homens são iguais. “Eles precisam entender que não basta não praticar o machismo, não basta não ser misógino, também têm que combater, tem que falar contra, se levantar e se pronunciar. Não ser omisso”, argumenta.

Nesse sentido, a finalidade das discussões é exatamente a de, literalmente, envolver os homens nesse  enfrentamento, porque durante muto tempo eles ficaram à margem das soluções que envolvem família.

“A sociedade não exige muitas ações dos homens nesse sentido. A paternidade, a criação, os afazeres domésticas... eles são isentos dessas responsabilidade e precisam ser chamados a ela”, reforça Valdilene.