Politica & Mulher
Damares Alves: mais do que polêmico, seu discurso é irresponsável
3eba3411494223b7

Uma obviedade muito triste: ministra Damares não defende as mulheres

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Além, é claro, de políticas de defesa aos direitos da mulher.

Mas o que se vê é que a titular da pasta, ministra Damares Alves, que esteve em Sergipe no último fim de semana, não reza por essa cartilha. Pelo contrário: Damares é, na verdade, a imagem do retrocesso das políticas femininas.

Na última de suas colecionáveis falas polêmicas, ela disse que a mulher deve ser submissa ao marido. E justificou a fala utilizando preceitos cristãos, que, a bem da verdade, também são questionáveis - vide os padres mais progressistas e até o Papa Francisco, um verdadeiro defensor do respeito entre os gêneros.

Sem falar que Damares precisa entender, de uma vez por todas, que seu papel de ministra difere - e muito - do de pastora. Ela até pode defender esse discurso entre as quatro paredes de sua igreja, mas publicamente não. Publicamente é de uma irresponsabilidade e - porque não dizer - de uma ignorância sem tamanho. Resumindo: Damares só nos leva ao arrependimento por termos pedido tanto uma mulher no Governo Bolsonaro.