Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

“Reconheço que Valadares Filho tem estatura eleitoral para jogar na posição que quiser”
Compartilhar

Milton Andrade: respeito pelo histórico de Valadares Filho, mas foco em Danielle Garcia

O empresário Milton Andrade, presidente da Executiva Municipal do PL de Aracaju e um dos políticos mais ligados ao pensamento do senador Alessandro Vieira, Cidadania, disse nesta segunda-feira, 3 de agosto, que seu agrupamento político não tem ainda pré-candidato a vice-prefeito para a composição com a pré-candidata a prefeita Danielle Garcia, Cidadania.

Para Milton Andrade, no entanto, “hoje há uma possibilidade forte de composição com o PSB e pode, sim, ser o ex-deputado federal Valadares Filho esse candidato a vice”. “Ou ele pode optar por apenas apoiar. Existe um diálogo entre o Cidadania e o PSB e a possibilidade é real, mas não tem nada batido o martelo”, reforça. “Mas se Valadares Filho tiver vontade de ser o candidato a vice-prefeito, acho que o tamanho eleitoral dele faz com que todos apoiemos seu nome”, diz Milton, em conversa exclusiva com à Coluna Aparte.

Mas, e esse tamanho eleitoral de Valadares Filho não faz com que o Cidadania inverta a pretensão, indo de vice?, perguntou a Milton a Coluna, frente ao fato de que Valadares já disputou três eleições majoritárias nos últimos oito anos - duas de prefeito de Aracaju e uma de governador de Sergipe - e tem mesmo um vistoso tamanho eleitoral, sobretudo diante de Danielle Garcia, que nunca disputou nada.

Aqui Milton se sai entre firme e escorregadio. “Não se conversou sobre esta possibilidade, mas o tamanho eleitoral de Valadares Filho credencia qualquer coisa. Eu, Milton Andrade, no entanto, enxergo a candidatura de Danielle Garcia a prefeita como irreversível. Mas reconheço a estatura eleitoral de Valadares Filho e entendo que ele tem tamanho para jogar na posição que quiser”, diz.

(Nas três eleições majoritárias de que tomou parte - 2012, 2016 e 2018 -, Valadares Filho pôs no mealheiro eleitoral 618.528 votos - isso medindo os coeficientes das votações dos segundos turnos de 2016 e 2018 e não dos primeiros - veja esta análise aqui neste link Valadares Filho deve disputar Prefeitura ou se guardar para 2022?”).

Apesar da suposta concessão que as constatações de MiIton aparentam fazer, o presidente do PL de Aracaju prefere jogar outros incensos sobre o poderio e as virtudes do líder do PSB. “Em Valadares Filho aceitando ser o candidato a vice-prefeito de Danielle, ele estará cometendo um ato de grandeza que só os gigantes praticam, além de um ato de compromisso com a cidade de Aracaju bem acima de qualquer projeto pessoal”, diz.

Para bem além das discussões entre Cidadania e PSB, Milton Andrade admite que a escolha do futuro candidato a fazer parelha com Danielle é um processo coletivo. “Hoje eu asseguro que não há um nenhum nome firmado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pela delegada Danielle. Hoje há uma possibilidade forte de composição com o PSB”, diz.

“Digo, também, que o acordo final em torno do candidato a vice só sai com toda a coligação se posicionando. Nem é só com o senador Alessandro Vieira e nem com ex-senador Eduardo Amorim, PSDB. Será com toda a coligação. Com todos que a comporão. Por parte do PSDB, houve apenas uma indicação legítima do empresário Walter Soares Filho, o Waltinho, mas não uma firmação final. Se não for Valadares Filho ou alguém do PSB, naturalmente outros partidos vão ter interesse de indicar, como o PSDB, que já sinalizou com o Waltinho, e o próprio Cidadania, que quer o Dr Emerson. O PL não tem interesse em indicar o vice e atuo com carta de independência”, diz. Segundo Milton, a Executiva Nacional do PL lhe deu “carta de independência” para decidir por aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.