Politica & Mulher
Itabaiana: mulheres têm espaço, mas ainda falta representatividade
B4186b1c0c1e4bff

Itabaiana: mulheres se destacam, mas ainda falta representatividade

Na Coluna Política & Mulher da semana passada, a vereadora Ivoni Andrade, MDB, primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores do município de Itabaiana, falou sobre a falta de espaços para a mulher na política local.

“Aqui não há espaço para a mulher. É muito difícil. Apesar de ser um interior com muito gosto pela política, também é muito machista nesse aspecto”, afirmou Ivoni. Ela é a única mulher no Parlamento, ao lado de 13 homens.

Apesar desse número totalmente desproporcional, é preciso dizer que Itabaiana já teve e tem mulheres em muitos papéis de destaque. O município tem, atualmente, uma vice-prefeita, por exemplo.

Carminha Mendonça, PSC, chegou, inclusive a ser empossada prefeita enquanto Valmir de Francisquinho, o titular, esteve afastado. Na primeira gestão de Valmir de Francisquinho, o posto de vice também pertenceu a mulher: Lourdes Machado. Mas a cidade só teve a atual deputada estadual Maria Mendonça, PSDB, como prefeita.

E Maria também teve uma mulher como vice, Maria José. Para além da política, elas também ocupam espaços no Judiciário, onde há juízas. Há promotoras de justiça pelo Ministério Público na cidade. Mas, que fique claro: Ivoni está certa em sua leitura e a representatividade feminina na cidade precisa, sim, ser potencializada.