Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Valdevan Noventa se sente “descartado” pelo PSC e pelo “gelado” André Moura
Compartilhar

Valdevan Noventa: desilusão dentro do PSC

O deputado federal José Valdevan de Jesus Santos, o Valdevan Noventa, PSC, 50 anos, se sente no centro de um enredo de abandonado político-partidário pelo seu partido e admite com exclusividade a possibilidade - e até a necessidade - de deixá-lo.

Valdevan Noventa é um sergipano que mudou-se de Estância, logo cedo, na adolescência, para São Paulo e a volta dele ao Estado, com intenções políticas, esteve sempre associada à imagem e aos projetos do então deputado federal André Moura, comandante do PSC no Estado.

Mas as queixas de abandono político feitas hoje por Valdevan são dirigidas exatamente a André Moura. “Veja: como é que você é eleito deputado federal por um partido e sequer recebe os parabéns do presidente da sigla? André até hoje nem me cumprimentou pela minha vitória nas urnas do ano passado”, revela o parlamentar.

O suposto desdém parece ter deitado raízes profundas e marcado Valdevan Noventa pela cepa. “Eu fui ver André Moura só depois das eleições no dia 18 de novembro - 41 dias após o pleito. E nem assim ele me cumprimentou pelo desempenho. Estávamos num jantar na casa do deputado Rodrigo Maia, ele veio e falou assim: “E aí, tudo bem?”. E eu: “Tudo”. Foi bem gelado. Me perguntou: “Como é que estão as coisas”. Eu disse: “Tudo bem, graças a Deus”. Foi só isso”, revela Valdevan.

Mas o tratamento supostamente glacial não para por aí. “Depois encontrei com ele na casa de um outro deputado, e as perguntas e os cumprimentos foram os mesmos: “E aí, tudo bem? Como é que está?””. É assim: André bate o pé que vai continuar sendo o presidente do partido em Sergipe. Convidou o Clovis Silveira, que era do PPS, para assumir a Vice-Presidência do PSC, e Valdevan Noventa é descartado pelo PSC”, reclama o deputado federal.

Valdevan Noventa, que obteve 45.472 votos - 4,55% de todos válidos para deputado federal em Sergipe -, diz que diante desse tratamento não tem dúvidas. “Hoje eu não tenho espaço no PSC. E aí eu me pergunto: como é que Valdevan Noventa vai trabalhar um projeto futuro dentro de um partido desse, no qual estou sendo descartado? Realmente, tenho que procurar trilhar um outro caminho. Estamos conversado aí com diversos partidos. Temos convites de diversos deles e na melhor hora eu tomarei a minha decisão”, avisa. Será que alguma coisa torou dentro aí?

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.