Politica & Negócios
Zezinho Sobral quer redução do ICMS para milho em grãos

Zezinho Sobral: soma de esforços para organizar o negócio do milho em grãos

A redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS - para as operações interestaduais do milho em grãos foi tema da reunião do deputado estadual Zezinho Sobral, Pode, com superintendente de Gestão de Tributos, Silvana Lisboa, na Secretaria de Estado da Fazenda - Sefaz. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 10.

Zezinho Sobral explica que a Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe - Faese - preparou uma nota técnica que lista as dificuldades da cadeia de milho em grãos e aponta Sergipe como referência na produção dessa cultura. Porém, desde 2014, os produtores começaram a enfrentar dificuldades na saída da produção em virtude da concorrência com os estados da região Centro-oeste.

“Por isso, é importante esse diálogo e a soma de esforços para organizar o comércio e o negócio do milho em grãos em Sergipe. O governador Belivaldo Chagas está muito sensível à causa e determinou a formação de um grupo de estudos para aprofundamento da pesquisa das possibilidades. Estamos esperançosos”, avalia Zezinho Sobral. 

A proposta discutida na Sefaz propõe que a alíquota do ICMS do milho em grãos em Sergipe seja equiparada à alíquota de 2%, como já ocorre no Estado do Maranhão. A medida beneficiará produtores rurais e atacadistas cadastrados da Sefaz.