Politica & Negócios
Paulo do Eirado defende empreendedorismo na construção da autonomia do estudante

Paulo do Eirado: “Sergipe é pioneiro no país no empreendedorismo no ensino médio”

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe – Sebrae/SE - e o Governo do Estado de Sergipe firmarão uma parceria para incluir empreendedorismo e educação financeira no currículo escolar.

Já estão em fase de finalização os termos da parceria institucional que vai agregar educação empreendedora ao currículo da Educação Básica das escolas da Rede Estadual de Ensino. Para o superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado Dias Filho, a proposta traz o viés da construção da autonomia do estudante.

“Usando as ferramentas do empreendedorismo e aproximando-o ao currículo das escolas, criaremos um ambiente dentro da realidade do cotidiano escolar que ensina ao aluno o aprender a fazer e o aprender a conviver”, argumenta Paulo do Eirado.

Entusiasta da educação empreendedora, Paulo do Eirado destaca que “o aprender a fazer” e o “aprender a conviver” enriquece o processo educativo e traz uma resposta positiva muito grande. “Sergipe, inclusive, é pioneiro no país no empreendedorismo no ensino médio”, destaca Paulo do Eirado.

O secretário de Estado da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, já recebeu do superintendente do Sebrae/SE a minuta do termo de cooperação técnica a ser celebrado pelas instituições.

“Esse é mais um passo importante que damos para concretizar a integração do empreendedorismo à parte diversificada do currículo de Sergipe. Será um componente curricular tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular”, explica Josué Modesto.

A diretora do Departamento de Educação da Secretaria, professora Ana Lúcia Muricy, ressalta que o Sebrae/SE estruturou o componente curricular Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira alinhado ao currículo de Sergipe.

“O Sebrae nos entregou uma proposta de organizador curricular do 1º ao 9º do ensino fundamental e também para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Então, já temos esse componente estruturado e precisamos agora formar os nossos professores, o que será feito ainda em 2019”, garante Ana Lúcia Muricy.

Fonte e foto: ASN