Politica & Negócios
Edvaldo Nogueira quer uma Aracaju sustentável no seu Plano Diretor

Edvaldo Nogueira: “Nova lei precisa ser útil ao conjunto da cidade, sem impedir o progresso”

O prefeito Edvaldo Nogueira detalhou, esta semana, as características que deverão ser incorporadas ao projeto do novo Plano Diretor de Aracaju. Em entrevista à rádio CBN, o gestor disse que a revisão do Plano Diretor levará em conta as necessidades de crescimento da cidade, mas considerando os conceitos de sustentabilidade. A previsão do gestor municipal é a de enviar a proposta à Câmara até o mês de outubro.

“A diretriz básica do Plano Diretor é tornar Aracaju uma cidade sustentável, que permita o crescimento, com desenvolvimento, mas que estabeleça que isso se dê com preservação ambiental, respeitando as áreas de preservação, as dunas, os mangues, os rios. E que considere as particularidades de cada área da cidade, além de se adequar às recentes legislações federais, como o Estatuto das Cidades, a lei sobre uso do solo, entre outras”, avalia Edvaldo Nogueira.

O gestor da capital sergipana  explicou que uma comissão técnica está atuando na revisão do Plano Diretor, inserindo temas como a resiliência das cidades, o que significa preparar o município para conviver com as mudanças climáticas.

“A nova lei precisa ser útil ao conjunto da cidade, sem impedir o progresso, mas deve respeitar a natureza e a questão das mudanças climáticas e ser calcada na sustentabilidade”, reiterou. “O nosso estudo está sendo finalizado e até outubro enviarei à Câmara. Serão feitas audiências públicas para ouvir a comunidade. A participação da população é muito importante para a construção do novo Plano Diretor”, ressalta Edvaldo Nogueira.