Politica & Negócios
Comércio sergipano receberá a turma do “eu mereço” neste final de ano
E37a047e256d388e

Que tal se presentear neste Natal?

Pesquisa conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil - e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL - nas 27 capitais brasileiras aponta que seis em cada dez consumidores devem se presentear no Natal. A expectativa é a de que 101,6 milhões de pessoas comprem algum presente para si mesmas neste fim de ano.

O universo representa 65% dos consumidores brasileiros - um crescimento de 11% em relação a 2018 -  e deve movimentar cerca de R$ 36,7 bilhões na economia. Em Sergipe, pelos cálculos projetos pelos dados nacionais, a FCDL aponta que mais de 10% população economicamente ativa se dirija às compras com esse objetivo, nas mais variadas formas de varejo e comércios de rua, pelos shoppings centers e pela internet.

Boa parte do fenômeno é movido pelo aspecto emocional em suprir uma necessidade aliada à reconfortante ideia do “eu mereço”. De acordo com o levantamento, entre os que estão dispostos a comprar presentes para si mesmos, 51% afirmam que o fazem por precisar de algum produto e, por essa razão, aproveitam a época.

O gasto médio do presente será de R$ 170, sendo que 42% têm intenção de gastar até R$ 150. Em média, a pesquisa mostra que os consumidores planejam comprar dois presentes para si próprios. Os itens mais desejados são roupas (55%), calçados (31%), perfumes e cosméticos (27%), celulares ou smartphones (17%), acessórios (14%) e livros (11%).

“Essa projeção nos anima e temos sentido um ligeiro crescimento nas datas anteriores, como Dias das Mães, Namorados, Pais e recentemente no Black Friday”, diagnostica Edivaldo Cunha, presidente da FCDL/Sergipe, de olho nos dados colhidos junto ao SPC sergipano.

CUIDADOS

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é importante o consumidor ficar atento às suas finanças para evitar endividamentos.

“Nesta época há muitos custos que vão muito além dos presentes de Natal. O ideal é planejar as despesas de acordo com o orçamento pessoal e familiar, sabendo com antecedência quanto será possível gastar. É recomendável que a pessoa não se deixe levar pelas emoções e exagere nos gastos”, orienta.

O Natal não faz apenas a alegria dos adultos, mas das crianças e adolescentes também. E os filhos têm uma influência importante na escolha dos presentes que vão ganhar. Se por um lado, o estudo revela que praticamente a metade (47%) dos consumidores com filhos garantem comprar sozinhos os presentes das crianças, outra metade (50%) admite que os filhos são os verdadeiros influenciadores na hora da escolha.

“O final de ano é a redenção do comércio, ou por apelo afetivo e emocional, quando os brasileiros vão às compras, ou mesmo pela necessidade que as pessoas enxergam em se auto presentear, renovar guarda roupa, eletrodomésticos, enfim, estamos apostando em bons negócios este ano”, aponta Brenno Barreto, presidente da CDL/Aracaju.

METODOLOGIA

Inicialmente foram ouvidas 686 pessoas nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de 3,7 e 4,0 p.p, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%.  A pesquisa foi realizada entre 7 e 12 de outubro de 2019.

Fonte: ASCOM CNDL, com FCDL/Sergipe