Politica & Negócios
Colégio Amadeus investe na cultura da sustentabilidade e na educação ambiental
9c8d0683b8ccf040

Colégio Amadeu: promover a cidadania e a conscientização ambiental

O Colégio Amadeus, em Aracaju, tem uma política de sustentabilidade que traz resultados positivos não só na formação acadêmica da comunidade estudantil, mas na construção da cidadania. O projeto pedagógico de educação ambiental dessa instituição é coordenado pelo professor de Biologia José Bezerra, e desenvolve diversas ações na prática escolar.

Segundo o professor José Bezerra, o objetivo com iniciativas de preservação ambiental é preparar uma nova geração que possa mudar atitudes e criar uma consciência de comprometimento com a proteção do planeta.

“Esse trabalho está conquistando não só os alunos, mas também os pais que são envolvidos no projeto. Eles acabam compreendendo a mensagem e promovem uma mudança de hábitos na convivência com o meio ambiente”, argumenta Bezerra.

O educador destaca que esse e outros projetos desenvolvidos pela escola, especialmente na área ambiental, levaram o Amadeus a integrar um grupo seleto de escolas brasileiras selecionadas pelo programa de Educação da Unesco, órgão ligado a Organização das Nações Unidas - ONU.

Esta semana, inclusive, o diretor pedagógico do colégio, professor Renir Damasceno, está na Nova Zelândia, Oceania, participando de mais um encontro do programa de Educação da Unesco.

Para Renir Damasceno, o debate e a conscientização ambiental são fundamentais na formação da cidadania e na construção de um novo olhar para o planeta. “Nossa escola é a única em Sergipe a se tornar parceira da Unesco, e não à toa a linha de ação que escolhemos foi o meio ambiente”, destaca.

Damasceno lembra que o Colégio Amadeus é um importante parceiro da Embrapa Tabuleiros Costeiros de Aracaju em iniciativas de educação ambiental. Essa parceria integra as ações do Programa Embrapa & Escola, de popularização da ciência junto ao público estudantil, e o Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus - PEAS.