Politica & Negócios
Política & Negócios destaca: “Barco de Fogo” chega à Câmara Federal

Barco de Fogo: um pouco das tradições sergipanas na seara política 

Um dos mais expressivos e conceituados fotógrafos sergipanos, Márcio José Garcez Vieira leva para a Câmara dos Deputados a exposição “Barco de Fogo”. A mostra ocupará o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, no período de 5 a 27 de junho.

Nas imagens, o fotógrafo Márcio Garcez apresenta os bastidores da cultura dos barcos de fogo, destacando o trabalho dos fogueteiros, o registro dos barracões, a complexidade da tradicional confecção e a soltura dos fogos de artifício.

O trabalho de Márcio Garcez foi selecionado através de um edital nacional de ocupação artística da Câmara dos Deputados e, a pedido do artista, ficará exposto durante todo o mês de junho, em referência ao período do São João.

“É uma imensa alegria ter o meu trabalho reconhecido mais uma vez por um edital nacional e também proporcionar aos visitantes o conhecimento de um artefato pirotécnico exclusivo do Estado de Sergipe”, ressalta Márcio Garcez.

Há 30 anos, Márcio Garcez registra e perpetua, por meio das suas lentes, a arte expressa na cultura popular brasileira. O barco de fogo é uma das manifestações populares mais significativas do Estado de Sergipe e é considerado Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe.

A documentação fotográfica do barco de fogo se deu através de vivência direta com os brincantes, produção e soltura do artefato pirotécnico. Durante um longo período, Márcio registrou a presença desses elementos no cotidiano da cidade de Estância, em Sergipe, berço dessa manifestação.

A mostra tem a curadoria de Vanessa Tölle, presidente da Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura - Papagaio – Viena/Áustria, e Rosana Eduardo, curadora de artes, doutora em Antropologia, professora da Universidade Federal de Sergipe - UFS - e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia em Turismo da UFS.

Para participar da exposição, Márcio Garcez conta com o apoio de algumas instituições, a exemplo do Instituto Banese. “Esse apoio é mais para o material de apoio gráfico, monitoria para a exposição e a abertura, já que o edital é apenas de ocupação”, explica.

E, por falar nisso, o fotógrafo ainda busca patrocínio para exposição, especialmente, para a abertura do evento. Contato: 79 99971-4561.