Politica & Negócios
Marco Pinheiro: “Acese se consolida por trazer para Sergipe grandes temas nacionais”

Marco Pinheiro: expectativa de grande venda no Dia das Mães

A cada dois meses a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - Acese - reúne o setor empresarial sergipano para debater temas que estão no dia a dia da economia e do mundo dos negócios. Para o presidente da Acese, Marco Pinheiro, a iniciativa é proveitosa, porque possibilita a troca de informações e experiências.

“As palestras levam ao conhecimento, ao debate, ao esclarecimento dos temas. São sempre positivas”, avalia. A mais recente edição do Jantar com Negócios teve a participação da deputada federal Joice Hasselmann, PSL, e ocorreu na sexta-feira última, dia 15.

Quais os aspectos positivos da vinda da líder do Governo na Câmara Federal a Sergipe você confere num rápido bate-papo com o presidente da Acese.

Política & Negócios - Qual foi o extrato positivo deixado pela deputada federal Joice Hasselmann, PSL, que esteve na última sexta-feira, 15, em Aracaju, no Jantar com Negócios da Acese? As mulheres tiveram que reação aos pontos de vista dela no evento?

Marco Pinheiro - A Acese vem se consolidando por trazer para Sergipe os grandes temas nacionais, que evidentemente, são de extrema importância para o Estado. O saldo positivo da vinda da líder do Governo na Câmara Federal, a deputada Joice Hasselmann, foi o de que conseguimos levar 240 empresários para ouvi-la. A deputada falou sobre o foco do Governo e deixou claro que, neste momento, o que possibilitará toda a recuperação da economia é a reforma da Previdência. Portanto, é uma prioridade para o Governo.

Política & Negócios - E a participação feminina. As mulheres tiveram que reação aos pontos de vista de Joice Hasselmann?

MP– As mulheres compareceram em massa. Foi uma noite bastante produtiva. No mesmo dia, à tarde, convidamos toda a bancada federal e as principais entidades empresarias, como as Federações da Indústria, do Comércio e da Agricultura -, a Associação Sergipana do Empresários de Obras Públicas e Privadas - Asseop -, a    Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe - Abih/SE – para uma reunião. Da bancada, só comparecerem o deputado federal Laércio Oliveira e o senador Alessandro Vieira. Na oportunidade, o Governo do Estado, representado pelo secretário da Casa Civil, José Carlos Felizola, juntamente com o setor empresarial levaram para a líder do Governo as principais necessidade do Estado de Sergipe.   

Política & Negócios - Quais os passos futuros desse evento da Acese?

MP - A cada dois meses faremos uma edição - Almoço ou Jantar de Negócio. Depende muito da agenda dos palestrantes. Nós já estamos vendo, no finalzinho de abril ou começo de maio, qual o tema que traremos para a sociedade sergipana.

Política & Negócios - Essas iniciativas deixam que resultados, independentemente dos palestrantes?

MP - Deixam como resultado o aprendizado, porque as palestras levam ao conhecimento, ao debate, ao esclarecimento de bons temas. Portanto, as palestras são sempre positivas. 

Política & Negócios - Qual a expectativa da Acese com o Dia das Mães, considerada uma superdata para os negócios?

MP - A expectativa de vendas é muito grande. O Dia das Mães é uma data muito festejada, comercialmente bastante rentável para os micro e pequenos empresários, para o comércio como um todo, para a indústria. Estamos em compasso para ver se o Governo do Estado consegue alinhar o pagamento da folha e o pagamento dos fornecedores, porque neste exato momento a nossa economia está cambaleando e é totalmente dependente do Governo do Estado.

Política & Negócios - Tem alguma evolução sobre o projeto da Acese de intervenção na sede da Associação e no Centro Comercial de Aracaju, transformando-o num “corredor cultural e de serviços”?

MP - O projeto está em tramitação no Ministério da Cultura. A equipe técnica está se reunindo para tratar e atender às exigências do Ministério. Inclusive, esta semana estou em Brasília para irmos juntamente com o deputado federal Laércio Oliveira ao Ministério da Cultura. Estamos na expectativa de uma audiência como secretário executivo do Ministério.