Politica & Negócios
Maria Tereza Andrade

É jornalista graduada desde 1995 e tem experiência em veículos de mídia em Sergipe e no Brasil.

Nesta quinta, Grupo Linhares inaugura concessionária Hyundai em Aracaju
Compartilhar

Igor Nogueira, diretor-comercial, e Sidney Augusto dos Santos, gerente-geral em Aracaju: qualidade dos serviços como diferencial

Política & Negócios – O que é, em síntese, o Grupo Linhares?
IN –
O Grupo Linhares é uma empresa familiar, mas tenho a dizer aos sergipanos que é um grupo profissional. É um grupo que trabalha com estrutura, com conselho deliberativo, com diretores operando em áreas alternadas.

Política & Negócios – Quem são os mantenedores do Grupo?
IN -
São Fernando Linhares e Carmen Linhares. Eles os proprietários e são irmãos.

Política & Negócios – Eles geram hoje, em média, quantos empregos diretos?
IN -
Vou ter esse número exato em concessionárias. Nessa atividade, eles geram entre 720 a 730 empregos.

Política & Negócios – Os senhores não temem a concorrência, no fato de a capital de Sergipe ter já duas lojas Hyundai?
IN -
A gente já opera em outras praças que têm concorrentes da mesma marca. Um exemplo é Natal, no Rio Grande do Norte, sempre com muito respeito, mas olhando muito para a experiência do cliente. Já no segundo ano consecutivo, nós fomos eleitos entre as cinco melhores concessionárias Hyundai do Brasil. É essa qualidade que a gente quer e está trazendo para Sergipe.

Política & Negócios – Ao chegar a Aracaju, os senhores completam quantos Estados do Nordeste?
IN –
Essa é a nossa quarta operação, mas estamos em três dos nove Estados: há duas concessionárias no Rio Grande do Norte, uma no Ceará, e essa agora, de Sergipe.

Política & Negócios – Quais são os veículos que os senhores trazem para Sergipe?
IN -
A gente representa a Hyundai Motor Brasil, que chamamos de HMB. São todos os carros fabricados aqui no Brasil, em São Paulo: o Creta, o HB20, o HB20 Sedan e o HB20S.

Política & Negócios – A Concessionária Terra Santa trará o carro elétrico para negociar em Sergipe?
IN –
Isso é uma estratégia específica da montadora, sobre a qual eu ainda não posso afirmar. Mas com certeza isso é uma tendência, da qual nenhuma marca não tem como fugir. 

Política & Negócios – Qual é o papel de Sidney Augusto dos Santos na loja de Aracaju?
IN –
Sidney é o nosso gerente-geral de toda a operação em Aracaju, com muito foco na operação de vendas. Na verdade, o papel principal de Sidney é o de cuidar do time dele e das pessoas. Cuidar dos clientes.

Política & Negócios – Obviamente, esta primeira concessionária aqui atenderá todas as demandas?
IN –
Sim. Aqui é para funcionar normalmente como uma concessionária, que vende carros novos, acessórios e que também presta serviços. Tudo funciona aqui dentro desse prédio. 

Política & Negócios – Por que escolheram o 5 de março para a inauguração desse equipamento?
IN –
A gente conseguiu estar com a loja pronta e o alvará liberado em fevereiro, mas, como se sabe, este mês confronta a agenda com o Carnaval, e a gente queria realmente preparar tudo isso com muito esmero, com muito carinho. Também em março, no dia 17, Aracaju completa seus 165 anos. Para a gente, isso é um marco. Em razão do que isso significa, o vice-presidente da Hyundai Brasil, Angel Javier Martinez, fez questão de estar presente, junto à comitiva da montadora, para nos prestigiar. É muita alegria para a gente isso.

Política & Negócios – A HMB tem quanto tempo de Brasil, com a fábrica de São Paulo?
IN –
Ela atua desde 2012. É uma instituição nova, mas com capilaridade no Brasil inteiro. Assim, não há quaisquer dificuldade com peças ou com qualquer assistência.

Com atuação nos setores automotivo e da construção civil, o grupo cearense Linhares chega ao mercado sergipano agora em março com a Concessionária Terra Santa, um investimento de cerca de R$ 6 milhões. A loja será representante da Hyundai Motor Brasil - HMB -, que fabrica, entre outros os modelos, HB20, HB20 Sedan, HB20S e Creta, todos veículos feitos no Brasil, em São Paulo. 

Segundo o diretor-comercial Igor Nogueira, a concessionária pode ser a porta de entrada para outros negócios do Grupo Linhares no Estado. “Sem dúvida, esse é o nosso pensamento. Poderemos vir com motos e com construção civil, como operamos no Ceará”, adianta.  

“Mas quero dizer que o nosso grande desafio transcende o ato de vender carros. A gente quer trazer serviços de muita qualidade. Uma experiência inovadora para o consumidor sergipano”, complementa Igor Nogueira. 

Tendo à frente os irmãos Fernando e Carmem Linhares, o grupo está presente em três dos nove Estados nordestinos: há duas concessionárias no Rio Grande do Norte, uma no Ceará e esta agora, em Sergipe.  As três primeiras geram cerca de 730 empregos diretos – em Sergipe, a expectativa é a de que, até o final do ano, sejam gerados mais de 40 postos de trabalho.

Igor Nogueira está em Aracaju até a inauguração da Concessionária Terra Santa, que ocorrerá nesta quinta-feira, 5, das 19h30 às 23h – o empreendimento está localizado na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 246, Jardins. Depois, o negócio será tocado pelo gerente-geral em Aracaju, Sidney Augusto dos Santos. 

É claro que a Coluna Política & Negócios aproveitou a passagem de Igor Nogueira pelas terras sergipanas para conversar um pouco sobre as novidades que o Grupo Linhares traz para o Estado. Confira. 

Política & Negócios - Por que o Estado de Sergipe foi selecionado para a expansão do negócio do Grupo Linhares?
Igor Nogueira –
Na verdade, o grupo tem como estratégia expandir dentro do Nordeste, com Hyundai e Honda, marcas nas quais somos especialistas - os carros Hyundai e as motos Honda -, embora atuemos também na construção civil. Mas realmente a gente respira esse negócio de automóveis, e a Montadora Hyundai apresentou uma oportunidade, há mais de três anos, que nos fez estudar o Estado de Sergipe. Fomos então agraciados com esse presente e, inclusive, fomos muito bem recebidos pelos sergipanos.

Política & Negócios - O que é que o Grupo Linhares espera e busca no Estado de Sergipe com a sua primeira concessionária por aqui?
IN –
A gente entra com muita humildade, e parte dessa humildade nos deu a diretriz de que não iremos contratar ninguém que não seja genuinamente sergipano. Para que isso? Para que possamos aprender mais e melhor a cultura de Sergipe e dos sergipanos.

Política & Negócios – Os senhores começam gerando aqui quantos empregos, em média?
IN –
Para começo, por volta de 26 diretos, mas até o final do ano serão mais de 40 empregos.

Política & Negócios – E o que é que Sergipe disse a aos senhores nas pesquisas prévias de mercado? É um mercado promissor, com perspectiva de crescimento?
IN –
As pesquisas nos disseram que no mercado de Sergipe todo mundo aposta. Quando você pega o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH -, o Produto Interno Bruto - PIB - de Sergipe, a renda per capita, tudo é muito promissor em relação a muitos Estados do Nordeste. Mas eu quero dizer que o nosso grande desafio transcende o ato de vender carros. A gente quer trazer serviços de muita qualidade. Uma experiência inovadora para o consumidor sergipano.

Política & Negócios – A Concessionária Terra Santa pode ser o mecanismo de entrada para outros negócios do Grupo Linhares em Sergipe?
IN –
Sem dúvida, e esse é o nosso pensamento. Poderemos vir com motos e com construção civil, como o grupo opera no Ceará.

Grupo Linhares expande negócios e marca presente em três Estados do Nordeste
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.