Politica & Economia
Saumíneo Nascimento

É economista, bancário de carreira pelo BNB e diretor-Executivo do Grupo Tiradentes.

Qual é a evolução das empresas S/As em Sergipe?
Compartilhar

Energisa Sergipe é uma das empresa S/As do Estado

De acordo a Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações, a companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Vale frisar que na sociedade anônima os sócios em muitas situações não se conhecem pessoalmente, principalmente, os sócios que possuem menor participação nas empresas.

Também é importante destacar que as sociedades anônimas podem ser classificadas como abertas - aquelas que permitem a negociações de ações na bolsa de valores - ou fechadas - que não emitem ações negociáveis nesse mercado.

Dessa forma, apresentarei adiante uma breve abordagem da evolução das empresas com referidas características e tipologia, pois em geral são empresas mais competitivas e que geram sinergias positivas para outras empresas.

Conforme dados colhidos na Junta Comercial de Sergipe - Jucese -, nos últimos cinco anos (2015 até ago/2019), foram abertas 199 empresas S/As em Sergipe  e foram extintas 57 empresas. Ou seja, neste período foram acrescentadas ao saldo de empresas S/As em Sergipe 142 novas companhias.

Neste ano de 2019, no período de janeiro a agosto, foram abertas 33 empresas S/As e foram extintas 3 empresas S/As.  Em 2018 foram abertas 52 empresas S/As; em 2017, 68 empresas; em 2016, 57 empresas; e, em 2015, foram abertas 41 empresas.

As empresas S/As constituem a menor proporção de empresas que são constituídas em Sergipe. Em 2019, por exemplo, no período de janeiro a agosto, elas representaram 1,02% das empresas que foram abertas. É um pequeno percentual, mas típico da caracterização de economias em fase de transição.

A maioria das empresas que são constituídas em Sergipe são do tipo Ltda. As empresas caracterizadas como Ltda em Sergipe, constituídas neste ano de 2019, representam 42,46% das empresas abertas em Sergipe.

As empresas S/As realizam constante movimentações na Junta Comercial de Sergipe. No ano de 2019 foram realizadas 198 movimentações, já no ao de 2018 foram 302 movimentações. Referidas movimentações possuem diversas características de aumento de capital, de entrada e saída de sócios, de expansão com abertura de filiais etc.

A exigências legais para as empresas constituídas sob a forma de S/A são maiores, porém as empresas que possuem referidas características tendem a ser mais duradoras em função das estruturas de gestão e governança que fazem parte deste tipo de sociedade.

Só para conhecimento, citarei adiante algumas empresas S/As sergipanas que têm realizados movimentações na Junta Comercial de Sergipe: Onco Hematos S/A, Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S.A, L.R. Nordeste S/A, Banco do Estado de Sergipe S/A - Banese -, Cebarra – Centrais Elétricas Barra dos Coqueiros S/A - etc.

Então, fica aqui a expectativa de que algumas empresas existentes em Sergipe sejam transformadas em S/A ou que venham novas empresas S/A para garantir uma maior longevidade no segmento empresarial sergipano.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.