YoutubeFacebookTwitterInstagram
Politica & Negócios
Author f2775e4c231e1ff7
Maria Tereza Andrade

Maria Tereza Andrade é jornalista, graduada pela Unit em 1995, com experiência em veículos de comunicação em Sergipe e no Brasil. No JLPolítica é gestora de Relacionamento. 

Que venham 2019, desafios e muitos bons Negócios ao som de Saruê
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
3b33a7a89c678203

The Baggios realizará primeira turnê na Europa e busca patrocínio (Foto: Marcelinho Hora Jr/SNAPIC)

Após anos voltados a assessorias de comunicação, veio-me o desafio de atuar no jornalismo online, escrevendo sobre negócios. Creio não ser apenas um desafio, mas um recomeço que inclui despir-me daquele olhar preconceituoso sobre “coisas do mercado.”

Nesse exercício, convido-lhe a descobrir comigo boas iniciativas de negócios (começo por aí) que ocorrem em Sergipe, suas lideranças setoriais, propostas, projetos, inovações. O caminho é longo, e cheio de oportunidades.

O Portal JLPolítica pretende, com o espaço destinado aos negócios, mostrar Sergipe nas suas mais variadas possibilidades de desenvolvimento, dando voz e vez aos diversificados segmentos da economia. Sim, o Portal é político e entende que a economia e os negócios também o são.

Queremos, principalmente, projetar, mostrar, falar sobre as pessoas que fazem o mercado. Porque não, de fato não acreditamos ser o mercado algo subjetivo, sem vida. Serão essas pessoas – as que constroem o mercado, a economia, os negócios – a nossa principal pauta. O pequeno empreendedor, o grande empresário, o agricultor, a vendedora, o jornalista, o cantor – o que produz. Negócios atuais, empresas estruturadas, novos olhares, sustentabilidade, tecnologia. Uma infinidade de temas, um potencial rico a ser explorado.

E nesta primeira Coluna quero tratar de um pequeno negócio, que vem crescendo e se firmando no cenário sergipano, num segmento muitas vezes desprezado, outras tantas supervalorizado e outras poucas vezes entendido na proporção devida: o setor de comunicação.

É nesse segmento da economia que surgiu em fevereiro de 2017 o Portal JLPolítica. Idealizado pelo jornalista Jozailto Lima, com a parceria de Vicente Trípode e o profissionalismo da sempre determinada e determinante jornalista Tanuza Oliveira, o Portal JLPolítica, com apenas dois anos de existência, é um bom exemplo de negócio que segue o rumo certo e se firma no mercado.

Empreendedor e focado nas mudanças que ocorreram no jornalismo nos últimos anos, Jozailto Lima migrou do impresso para o online. E gostou da coisa. Aprendeu, sim aprendeu, a mexer “nesse negócio de tecnologia” e, sem nunca deixar de lado a paixão pelas letras, pelo texto bem construído e pela fidelidade das informações, deu vida ao seu JLPolítica. Pra usar um termozinho da moda, ressignificou-se.

Hoje, dois anos depois, o Portal JLPolítica pode ser considerado como um negócio de sucesso. Nessa trajetória, colaboradores já partiram para outros caminhos, alguns chegaram à equipe, parceiros comerciais se somaram e se somam a cada dia ao projeto e o JLPolítica gera emprego, cria renda, paga impostos, informa - sobretudo informa - e movimenta a economia sergipana. Como ele, tantos outros empreendimentos terão aqui o seu espaço garantido. É sobre isso que vamos falar. E isso que vamos mostrar.

E, para os que ficaram curiosos sobre o Saruê do título, esclareço: Saruê é uma música do The Baggios - esse duo sergipano, trio, grupo, como queiram chamar, só sei que são bons demais -, uma das gratas e belas revelações do cenário cultural brasileiro – sim, um case de negócio cultural.

Indicado ao Grammy Latino em 2017, com álbuns premiados, destaque na mídia especializada, muitos mil seguidores nas redes sociais e shows, esses meninos - bons meninos - vão realizar a primeira turnê na Europa e buscam patrocínio. Fica aqui a dica aos empresários: investir na cultura é sempre um bom negócio. E viva a cultura sergipana. Viva ao The Baggios, porque sempre é dia de rock, baby!