Politica & Negócios
Prefeito Marcos Santana investe em cultura e projeta São Cristóvão no cenário nacional

Marcos Santana: “Ousadia em tempos tão difíceis” (Foto: Márcio Garcez)

Busca de oportunidades e um amor incondicional por “sua São Cristóvão”, tanto que não abre mão de homenageá-la por onde anda com o carinhoso título de Cidade Mãe de Sergipe. Talvez sejam adjetivações simplistas, mas com certeza são elas a mola propulsora do prefeito Marcos Santana na condução de São Cristóvão ao cenário de desenvolvimento que projetou no seu plano de governo.

Agora, mais uma iniciativa a ser destacada: esta semana foi lançado o Calendário Artístico e Cultural do município de São Cristóvão. O projeto, inédito no Estado, possibilitará que todo o trade turístico trabalhe as datas com antecedência e estimule ainda mais o turismo na cidade. “Isso significa que estamos assinando um documento dizendo: prepare-se, traga o turista que esses eventos ocorrerão nessas datas. É uma responsabilidade adicional para nós, da Prefeitura, e é uma ousadia em tempos tão difíceis como estamos vivendo”, afirma Marcos Santana.

O calendário também será utilizado no planejamento interno do município, buscando valorizar principalmente os moradores de São Cristóvão, para que eles também possam acolher os turistas que visitam o município.

“Estamos preparando a cidade para quem mora nela, para que seja consequentemente boa para quem nos visita, estimulando o empreendedorismo, fazendo com que as pessoas criem hospedarias, não temos a pretensão de criar hotéis como existem em Aracaju, mas temos um projeto de transformar o Convento São Francisco em hotel de eventos. Estamos preparando a cidade para acolher bem, fazendo oficinas, trabalhando com os comerciantes e ambulantes, porque sabemos que para voltar o turista precisa ser bem acolhido”, defende o prefeito.

Entre as principais festas do calendário estão Carnaval dos Carnavais, Romaria de Passos, Festejos Juninos e o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). Também tem destaque o Projeto Pôr do Sol, que acontecerá em três finais de semana de fevereiro. “A grande novidade que nós estamos trazendo nesse calendário é o nosso Projeto Pôr do Sol. A primeira temporada acontece nos dias 09, 16 e 23 de fevereiro, e com ele nós buscamos atrair o turismo regional e nacional, com atividades culturais que serão realizadas na Praça da Matriz", contou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), Gaspeu Fontes.

Confira no site da Prefeitura de São Cristóvão (www.saocristovaose.gov.br) todas as datas presentes no calendário.