YoutubeFacebookTwitterInstagram
Propaganda & Negócios
Author 404a62ad2eacd74d
Lúcio Flávio Rocha

Lúcio Flávio Rocha é graduado em Propaganda e Publicidade pela Unit e atua na área há quase 20 anos. Assina esta mesma coluna também no Cinform.

Mulheres indispensáveis e insubstituíveis!
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
4b98a4879c046991

Ação de marketing internacional das Havaianas ficou a cargo da brilhante Ângela Tamiko Hirata: grande case de sucesso

Nestas comemorações do 8 de Março, me vem à mente o importante papel das mulheres no mercado publicitário brasileiro e sergipano. Não é raro vermos muitas autoras e co-autoras de grandes cases de sucesso nacionais. E por que seria raro?

Quem consegue esquecer do emblemático case de reposicionamento de marca das sandálias Havaianas, cuja ação de marketing internacional ficou a cargo da brilhante Ângela Tamiko Hirata, uma mulher que cravou seu nome na história?

Logo ela, uma brasileira descendente de japoneses que não carrega nenhum dos estereótipos dos executivos ligados ao mundo da moda ou do marketing, fez as Havaianas saírem das caixas das bodegas e pousar nas prateleiras mais badaladas dos mais nobres shoppings e avenidas de compras mundiais.

Logo uma mulher que fala baixo – mas firme –, veste roupas discretas, quase apagadas, e mantém o cabelo cortado no clássico estilo chanel. Sob o comando dela, a Havaianas virou moda em todo o planeta, alcançando espaço em botiques de luxo mundiais como a galeria Lafayet e calçando os atores internacionais indicados ao Oscar. Virou um estudo de caso. Uma sacada de mestra!

Aqui em Sergipe também temos grandes mulheres fazendo história em nosso mercado. Quem não lembra da primeira secretária de comunicação do estado, a competentíssima Eloísa Galdino, que marcou seu tempo numa gestão de mão firme e sem escândalos? Um exemplo!

E quem ainda não sabe que a mais antiga empresa de outdoor em Sergipe é conduzida não apenas por uma, mas duas mulheres, as irmãs gêmeas Gleydes e Glícia, herdeiras do saudoso Sobral, fundador da Superlux?

A afiliada da Globo também é comandada por duas mulheres. Lourdes Franco juntamente com a sua filha, Caroline Franco, estão à frente da poderosa TV Sergipe, representando a maior empresa de comunicação do país por aqui.

Nas agências de propaganda sergipanas também temos dois bons exemplos de mulheres no comando: A MenteFértil que tem a publicitária Kaarla Ferreira como sócia e a Incentivo que tem Patrície Conci à frente.

Mas é nas áreas de marketing (dos anunciantes) e mídia (nas agências) que elas ainda são maioria. Predominates nestes setores, lá os homens quase não chegam perto.

Nesta semana de comemorações da mulher, quero aqui deixar o registro de meu carinho às poderosas profissionais que abrilhantam o nosso mercado publicitário em Sergipe:

Acácia, Adriana, Andrea, Bianca, Brenda, Carol, Catarina, Danielly, Elis, Eloísa, Fernanda, Gleydes, Glícia, Grace, Heloísa, Ianka, Jamaaica, Janaína, Jéssica, Kaarla, Karine, Kátia, Laísa, Lara, Letícia, Lívia, Lourdes, Marianna, Marília, Maysa, Michelle, Morgana, Nathalie, Nayara, Patricie, Raquel, Renata, Rosa, Samara, Sueli, Suellen, Thawana, Valéria, Vanessa...

MÉTRICAS

Unindo tradição, tecnologia e modernidade, a Superlux agora oferece métricas diárias, mensais e anuais em alguns de seus serviços de mídia exterior. Com este novo diferencial, fica mais fácil mensurar em números o impacto e estimar os resultados da campanha publicitária dos seus anunciantes. Excelente novidade!

3a9353f06b2962a6

TELONA

E por falar em métricas, a tela de cinema continua sendo a mídia “off mais on” de todo o mercado. Nela é possível extrair números precisos, concretos e sem estimativa, da realidade de audiência das salas, “com zero de achismo e suposição”, dizem os executivos da exibidora Flix Mídia, responsável por esta comercialização em todo o país.

Números de bilheteria, perfil de público, temática dos filmes: tudo isto pode ajudar aos marqueteiros a serem mais assertivos em suas campanhas. A PubliMídia já dispõe da grade de filmes prevista para todo o ano de 2020. É só pedir lá e comprar a pipoca!

FERAS

Ainda no tema de métricas, vem se destacando no mercado a atuação da empresa Freedom Digital, que atua na área de inteligência em mídias digitais. Suas especialidades são marketing digital, neuromarketing, data driven marketing, growth hacking e business inteligence. A mente brilhante à frente deste timaço é o fera em tecnologia Fabrício Barreto.

PATINETES

E o inquieto publicitário Alex Araxá, já conhecido pela sua criativa agência de marketing que leva seu nome, traz a Aracaju a novidade dos patinetes coletivos. Sim! Talvez pouca gente já saiba, mas este novo empreendimento de mobilidade urbana saiu da mente deste publicitário.

A nova empresa se chama Freend e já está facilitando a vida e divertindo muita gente. Como consumidor voraz viciado na ideia, eu aprovo e recomendo uma voltinha nesta novidade da cidade!

INSPIRAÇÃO

Parece que a campanha “Tô no Centro”, da Associação Comercial de Sergipe, inspirou a Federação das CDL´s de Aracaju a fazer uma ação semelhante. Em uma reunião que contou com a participação de representantes de 15 dos 17 municípios onde existe a entidade lojista, foi cogitada uma ação coletiva para as datas de São João e Natal. Que as boas práticas se multipliquem!

089518be17158896

GLOBAIS

Duas empresas genuinamente sergipanas contrataram artistas de âmbito nacional para as suas mais recentes campanhas publicitárias. A Pisolar convocou o ator Márcio Garcia juntamente com a sua esposa, a nutricionista Andrea Santa Rosa.

Já a Maratá apostou nas famosas “coleguinhas”, as irmãs Simone & Simária, cantoras de forró, para estrelar sua campanha no Norte e Nordeste. Quem assina a campanha da Pisolar é a agência sergipana Trilha Propaganda. Já o material da Maratá é assinado pela agência 35, de São Paulo.

ZAP-ZAP

Parabens pela iniciativa da Coluna. Vou acompanhar e dar feedbacks quando puder colaborar.

Tiago Gonzalez – Gerente de marketing e vendas Cohab Premium

O retorno da Coluna é uma notícia excelente! Parabéns!

Nathalie Fontes – Coordenadora de comunicação e marketing Unimed Sergipe

Parabenizo pelo retorno da Coluna. 

Rodrigo Andrade – Diretor da gráfica J.Andrade

PARA REFLETIR

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. (Efésios 5:25).