YoutubeFacebookTwitterInstagram
Propaganda & Negócios
Author 404a62ad2eacd74d
Lúcio Flávio Rocha

Lúcio Flávio Rocha é graduado em Propaganda e Publicidade pela Unit e atua na área há quase 20 anos. Assina esta mesma coluna também no Cinform.

O ano novo começou mesmo?
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
Fc18c20ef1007ade

Já passou da hora dos gestores atentarem para o que esperam de 2020

Após o recesso de Carnaval (e da nossa Coluna), retomamos com tudo o calendário de marketing e propaganda das empresas no Brasil. Além das já tradicionais datas muito fortes que pautam os negócios e as estratégias todos os anos, como dia da mulher, Páscoa, dia das mães, dos namorados, São João, dia dos pais, das crianças, black friday e Natal, não podemos esquecer que neste ano teremos algumas novas pautas ocupando a comunicação e influenciando nos planos dos negócios: coronavírus, reforma tributária e eleições.

Já passou da hora dos gestores atentarem para o que esperam de 2020, quais serão suas metas financeiras e quais investimentos serão feitos para alcançá-las. É bem sabido por todos que os orçamentos das empresas são estabelecidos antes do exercício vigente, ou seja: as verbas de marketing para 2020 já foram, ou deveriam ter sido, estabelecidas ao final de 2019. Agora já é a hora de executar.

Mas executar o que, se a maioria dos negócios não possui metas estrategicamente estabelecidas e corre rumo ao vento? Se a maioria das empresas não faz estudos de pricing e baseia seus preços somente no concorrente (que pode estar calculando erroneamente)? Se a maioria dos empresários sequer estabelece verbas de marketing anuais, e, às vezes, não consegue estabelecer nem mesmo verba por campanha? Se a maioria da escolha das mídias é feita baseada em critérios de gosto pessoal, e não técnicos? Se a maioria dos empreendedores acredita que o investimento em marketing resume-se a uma página com seguidores no instagram?

Em Sergipe, temos excelentes agências de propaganda que não deixam nada a desejar às de grandes centros, e temos inúmeros profissionais de marketing extremamente capacitados e disponíveis para grandes desafios. Falta a aposta do empresário, que já está bastante escaldado e ressabiado após tantos soluços da economia. Muitos empreendedores até se esforçam para participar de cursos mágicos, relâmpagos e milagrosos de coachs de redes sociais. Como se marketing fosse isso: mera pirotécnica de palco.

Será que um novo ano começou mesmo, ou ainda veremos muitos negócios locais patinando na mesmice da continuação de uma trajetória sem sal e mediana. Será um ano “mais do mesmo”? Haverá espaço para os médios desta vez? Aqueles empresários que querem tanto resultado investindo tão pouco resistirão aos seus concorrentes mais arrojados?

Deixo como reflexão a frase que foi título de uma recente palestra de um grande amigo, Thiago Martins: se você não sabe, “existe marketing fora das redes sociais”. Acredite nisto e tenha um feliz 2020!

BLOCO DOS CRIATIVOS

O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Sergipe - Sinapro/SE -, Manuel Vasconcelos, leitor assíduo de nossa Coluna, avisa que em sua instituição existem mais de uma dezena de boas opções de agências de publicidade, devidamente certificadas e aptas a atender as necessidades do mercado empresarial sergipano. É só escolher e correr para o abraço!

E52e02dc8f53fc3e

INQUIETOS

Os lojistas do Centro que fazem parte do projeto “Tô no Centro”, da Associação Comercial, já começaram as preparações para 2020. Ao final do mês passado, receberam propostas de quatro grandes agências de propaganda: Teaser, Conceito, Acerte e Objetiva, sendo esta última uma agência com matriz em Salvador.

Ao longo desta semana sairá o resultado que definirá qual delas cuidará das ações das mais de 30 lojas reunidas neste pool de marketing. A missão é: endereço de centro e mente de shopping.

SEM PAPEL

Há exatos três anos, o então prefeito de São Paulo, João Dória, extinguia de vez a versão impressa do Diário Oficial do município gerando, segundo ele, uma economia de R$ 1,5 milhão por ano, além da redução do impacto ambiental. Ainda temos gráficas públicas pelas terras de Sergipe?

INFIDELIDADE

O banco Santander acaba de lançar o que chama de primeiro cartão de infidelidade do mundo. Com um mote no mínimo curioso, o banco lançou em parceria com a Decolar um plano de milhagem que permite a troca de pontos para qualquer cia aérea ou até mesmo aluguel de carros, hospedagens e ingressos

 “Chega de ficar preso em uma única relação” diz o locutor da campanha. O garoto propaganda? Ninguém menos que o cantor Fábio Júnior, que acumula sete casamentos em seu repertório. “É tão bom que por causa dele é a primeira vez na vida que eu vou ser infiel”, diz o artista.

DANÇA DAS CADEIRAS

E a ex-coordenadora e professora de Marketing Kátia Geórgia assume a gerência desta área da Fanese nestes novos tempos da instituição. A faculdade tem agora como novo sócio, o conhecido empresário Mílton Andrade. Votos de muito sucesso a ambos.

28ef6bbc30a021f6

VOLTE

A equipe de marketing da Secretaria de Comunicação elaborou para a Setur uma ação muito interessante para alcançar os turistas que nos visitaram neste feriado de Carnaval. Realizaram uma ativação temática com quadrilheiros vestidos a caráter abordando turistas no aeroporto, em bares, restaurantes e hotéis, convidando-os a retornar para os nossos festejos juninos.

O tema foi: “Um amor além do Carnaval - Venha viver o melhor São João em Sergipe, o país do forró”. Uma grande sacada das duas pastas, Secom e Setur, que têm à frente o jornalista e publicitário Sales Neto.

OFF LINE

Num incrível e brilhante surto de disrupção, a operadora de telefonia móvel Vivo vai apostar em uma campanha para estimular a desconexão de crianças. A partir de uma reflexão pessoal do próprio presidente da empresa, Christian Gebara, que possui dois filhos adolescentes, a Vivo passará a fazer campanhas educativas para mostrar a diferença entre jogar e brincar para os pequenos.

A iniciativa prevê a criação de espaços de brincadeiras à moda antiga em shoppings, vídeos com animações infantis e até venda de brinquedos. O mote será: Vivo brincar – dê um pause e vem! Golaço!

574116812a1fee0c

PROCURA-SE

Quem abre vaga de trabalho nesta semana em nossa Coluna é o Aracaju Fest. O conhecido portal está contratando design gráfico. Envie seu currículo com portfólio para o e-mail contato@aracajufest.com.br com o assunto “VAGA DESIGNER GRÁFICO AJUFEST – Nome Completo” e boa sorte.

O Grupo Protfer/Prevettiva/R.Pereira continua com vaga aberta para atuação de social media em suas empresas. Interessados devem enviar seus currículos para o e-mail: robson@prevettiva.com.br

PARA REFLETIR

“Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa”, Martin Luther King.