ENCONTRO

Governador e comandante da 6ª Região Militar debatem seca

Visita de cortesia do general Joarez Alves Pereira Júnior ao governador Jackson Barreto serviu para troca de informações e reforço da necessidade da ampliação das ações nos municípios atingidos pela seca

Por ASN
29 mar 2017, 11h36

O governador Jackson Barreto recebeu, na manhã desta terça-feira, 28, o comandante da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, general Joarez Alves Pereira Júnior, responsável pela jurisdição sobre os estados de Bahia e Sergipe, em uma visita cortesia. De acordo com o governador, o encontro, embora institucional, serviu para esclarecer dúvidas e debater o combate aos efeitos da seca.

“Conversamos muito, principalmente sobre a seca, sobre o papel do Exército, dirimimos muitas dúvidas e agora tenho mais elementos para discutir no Ministério da Integração. O Exército faz sua parte, dentro das condições que o Ministério da Integração oferece. Aproveitei a visita do general, uma visita de cortesia, de civilidade, institucional, para falar um pouco sobre a seca e sobre esse papel que o  Exército vem desempenhando com muita solidariedade. E conversamos um pouco sobre como fazer para ampliar as ações, pois sabemos que o caminho é o Ministério da Integração”, apontou o governador.

O general Joarez Alves destacou a importância da reunião. “Tinha  um cunho de vista de cortesia, mas acho que foi muito além porque a gente teve a oportunidade de  tratar de assuntos importantes, pertinentes, onde há interação do Exército Brasileiro com o governo do Estado  e com a população, até porque a Operação Carro-Pipa é  uma necessidade da  população, particularmente do agreste, e envolve muito do governo, das autoridades locais e do Exército Brasileiro. Então, é importante que estejamos juntos de igual modo nas ações, o que pode ser implementado, o que pode ser aperfeiçoado. Fico muito feliz com a reunião”, declarou o general.

Na ocasião, o governador presenteou o general com um quadro do Palácio Museu Olímpio Campos e com o livro ‘Do Litoral ao Sertão- Sergipe em Imagens’ – dos fotógrafos Márcio Dantas, Lúcio Teles e Márcio Garcez –, obra que exalta a diversidade das paisagens sergipanas.

Comandante

Antes de assumir o comando da região, o general Joarez ocupava o cargo de 5º subchefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília, onde tratava de assuntos internacionais, desde 2014.

Natural de Bragança Paulista, em São Paulo, o general foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), além de ter estudado e exercido funções no exterior, como a de Observador Militar da Organização das Nações Unidas, na Iugoslávia, dentre outras.

Sobre a 6ª Região Militar

A 6ª Região Militar foi criada em 1º de outubro de 1821 e sua área de responsabilidade abrange os estados da Bahia e de Sergipe. Ao todo, 16 organizações militares são subordinadas e vinculadas à região, que participou de eventos de relevância para o Brasil, como as batalhas pela consolidação da Independência na Bahia (1823), a Campanha de Canudos (1897) e o envio de tropas para a Força Expedicionária Brasileira (1944/1945).

Foto: Jorge Henrique/ASN