SAÚDE

Huse recebe base do acelerador linear

Radioterapia dobrará capacidade de atendimento

Por Agência Sergipe de Notícias
10 abr 2017, 14h48

A capacidade de atendimento do setor de oncologia da rede estadual de saúde será dobrada com o funcionamento do novo acelerador linear, o qual será instalado no Hospital de Urgências de Sergipe. Na manhã de sábado, 08, o Huse recebeu a base do acelerador linear que será utilizado na realização de radioterapia. O equipamento integra o bunker, cuja construção foi possível por meio de parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e atende reivindicação do governador Jackson Barreto, que em fevereiro deste ano, esteve com secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi, cobrando, além da base do bunker, tomógrafos para o setor de radiologia.

“Estamos trabalhando para oferecer uma melhor assistência aos pacientes com câncer, reduzir a espera pelo tratamento, que é desgastante para paciente e familiares. A chegada da base do bunker é o início da ampliação de nossos serviços de oncologia, uma solicitação que fizemos junto ao Ministério da Saúde, por meio de audiências e conversas com o secretário executivo e representantes do Ministério. Também iniciamos o hospital do câncer governador Marcelo Déda, uma obra moderna, que dará conforto e tratamento de ponta às pessoas que sofrem com essa doença”, declarou o governador.

“No momento, estamos na fase final da obra civil, instalações de elétricos e eletrônicos e do acabamento geral. Hoje, recebemos a base na qual será instalada o equipamento do novo Acelerador Linear”, explica a coordenadora de infraestrutura da SES, Claudimara Carvalho. O novo bunker receberá o acelerador linear para tratamento de pacientes do Centro Oncológico Oswaldo Leite do Huse. Ele é parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde.

O secretário da Saúde, Almeida Lima, afirma que o novo aparelho é mais uma conquista do governo Jackson Barreto em buscar avanços no tratamento do câncer. Segundo ele, a chegada da base do acelerador linear vai assegurar aos pacientes da Oncologia do Huse um tratamento mais digno, que reduzirá consideravelmente a fila de espera mínima, passando a ter padrões aceitáveis. “O início dos trabalhos irá levar Sergipe a prestar um serviço de qualidade aos pacientes com câncer. Existe uma grande demanda”, observa Almeida.

O secretário disse ainda que a Secretaria de Saúde precisava expandir os serviços de radioterapia, pois a previsão é que haja um aumento anual dos números de casos de câncer em Sergipe. “A disponibilidade de novos equipamentos é uma necessidade de todos os estados e nós estamos dando passos maiores para garantir assistência adequada a esses pacientes com câncer”, assegurou. Os aceleradores lineares são considerados equipamentos de alta tecnologia para tratamento da doença.

Bunker

O novo bunker, espaço onde será instalado o segundo acelerador linear do para tratamento de radioterapia no Centro Oncológico Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe, integra o Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. A obra segue o cronograma previsto pelo Ministério da Saúde, órgão federal também responsável pela aquisição do equipamento determinado pelo Plano.

Com a construção do bunker, o Centro de Oncologia do Huse receberá mais um equipamento de radioterapia, que irá somar ao atual aparelho 3D, instalado há mais de 17 anos. A obra permitirá que o Huse amplie e fortaleça o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no estado de Sergipe.