MPE esclarece troca de promotor

Jarbas Adelino S. Júnior substituirá Henrique Ribeiro Cardoso

Por Ministério Público do Estado de Sergipe
16 mar 2017, 20h22

O Ministério Público do Estado de Sergipe vem a público esclarecer a substituição do Promotor de Justiça Dr. Henrique Ribeiro Cardoso do comando do Centro de Apoio do Patrimônio Público – CAOPP e do Grupo de Combate à Improbidade Administrativa – GCIA, pelo Promotor de Justiça Jarbas Adelino S. Júnior. 

Em recente movimentação na carreira, titularizou na Promotoria do Patrimônio Público o Dr. Jarbas Adelino e, historicamente, o CAOPP é ocupado pelos membros do Ministério Público atuantes na atividade-fim. Por tal razão, a Administração Superior procedeu com a substituição dos Promotores nos referidos órgãos.

Vale esclarecer que o CAOPP não é órgão de execução, ou seja, não tem atribuição para promover investigação, mas somente para estimular a integração e o intercâmbio entre órgãos de execução que atuem na mesma área e que tenham atribuições comuns. Cabe ao CAOP, como o nome já diz, APOIAR as Promotorias de Justiça. Todas as investigações, que são comandadas pelos Promotores titulares de suas Promotorias de Justiça, bem como qualquer operação apoiada pelo CAOPP, têm seu desenvolvimento a partir das diligências requisitadas pelas Promotorias.

No que diz respeito às investigações realizadas pelo GCIA, a exemplo da Operação Indenizar-SE, Subvenções, Coleta de Lixo, Antidesmonte, dentre outras, cumpre esclarecer que todas elas foram realizadas pelo grupo de Promotores de Justiça formado por Dr. Bruno Melo Moura, Dr. Jarbas Adelino S. Júnior, Dra. Luciana Duarte, Dra. Rosane Gonçalves, Dr. Henrique Ribeiro Cardoso e tantos outros.

Vale ressaltar que a Administração Superior tem plena confiança nos Promotores de Justiça, curadores do Patrimônio Público da Capital, Dr. Jarbas Adelino, Dr. Bruno Melo Moura e Dra. Luciana Duarte Sobral, até porque sabe da honestidade e dedicação de todos eles.

Por fim, o MP reafirma o seu compromisso com a continuidade regular de promoção de todas as medidas necessárias à proteção do patrimônio público, aperfeiçoando, cada vez mais, a sua estrutura para implementar todas as investigações, mantendo o firme compromisso com a Sociedade sergipana em continuar a combater, veementemente, a corrupção e o desvio de dinheiro público.