PSTU Sergipe realiza debate sobre Trump

O economista argentino Alejandro Iturbe falou a respeito dos impactos da eleição do presidente para os trabalhadores

Por PSTU Sergipe
23 mar 2017, 13h47

“O significado da eleição de Trump e a luta dos trabalhadores no mundo”. Esse foi o tema de um debate promovido pelo PSTU Sergipe na última quarta-feira, 22. A atividade foi realizada no Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe – Sindipetro AL/SE – e contou com a presença do economista argentino e membro dirigente da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT), Alejandro Iturbe.

Segundo informações do PSTU, o objetivo do debate foi o de discutir os efeitos das políticas de Donald Trump, presidente dos EUA empossado no início do ano, para os trabalhadores no país e em todo o mundo. Desde a sua campanha e nos primeiros meses de governo, Trump defendeu medidas contra imigrantes e estrangeiros, contra direitos das mulheres, em favor do aumento dos gastos militares dos EUA e de cortes no sistema de saúde. Em resposta a isso, centenas de milhares de pessoas foram às ruas, nos maiores protestos já registrados na história do país.

Para o PSTU, com a eleição de Trump “cai a máscara hipócrita e ‘simpática’ de Obama. O imperialismo volta a mostrar sua cara feia e verdadeira: xenófoba, racista, machista, exploradora e prepotente”. Durante as eleições, o partido e a Liga Internacional dos Trabalhadores se posicionaram contra as candidaturas de ambos, Trump e Hillary, e defenderam a construção de uma organização independente dos trabalhadores nos EUA. No dia da posse de Trump, foram parte dos protestos internacionais ocorridos em dezenas de países.

O debate é parte de um circuito nacional que ocorrerá em outras regionais do partido, promovendo o lançamento da edição de número 16 da Correio Internacional, revista publicada pela LIT, que traz uma série de artigos e matérias sobre Trump e os EUA. O convite ao debate se estendeu a trabalhadores de todas as categorias, jovens e estudantes, sindicatos e demais organizações de classe.