PIRAMBU

Secretário de Saúde participa de Congresso Nacional

O evento reúne milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secretários municipais de Saúde de todo do país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério de Saúde

Por Ascom do Município
13 jul 2017, 08h37

O secretário Municipal de Saúde de Pirambu, Ivamilton Nascimento, está participando do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que se estende até a próxima sexta-feira, 14.

O Congresso que está acontecendo no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília, conta com uma série de atividades extras, a exemplo de lançamentos de publicações, palestras no estande do Ministério da Saúde e da Opas, oficinas com núcleos de apoiadores e divulgação de pesquisas.

O evento reúne milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secretários municipais de Saúde de todo do país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério de Saúde.

O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS” tem referência no Manual do Gestor que foi lançado em janeiro de 2017, e através do encontro de idéias, troca de conhecimento e experiências, formulação e aprofundamento de propostas no Congresso, fortaleceram as conexões entre as normativas dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.

Na programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento.

As palestras no estande do Ministério da Saúde acontecerão todos os dias do Congresso (quarta, quinta, sexta e sábado). Dentre os assuntos apresentados estão: A Organização e Qualificação da Rede de Saúde Bucal nos Municípios, Requalifica UBS e Emendas Parlamentares para a Atenção Básica e SUS AB: O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) como Ferramenta de Gestão da Clínica, Política Nacional de Saúde das Mulheres, entre outros.