Márcio Macedo defende Lula para as Presidências do PT e do Brasil

Por Jozailto Lima
03 fev 2017, 07h35

De março a junho deste ano, o Partido dos Trabalhadores vai fazer uma maratona de eleições para renovação dos seus comandos nos municípios, nos Estados e no Brasil – começa com as executivas municipais e termina com a nacional.

Neste contexto, um nome sergipano aparece com chances de ser o presidente nacional, o que, se acontecer, será o segundo de Sergipe a passar pelo posto – José Eduardo Dutra já o presidiu sob o período de Lula, a partir de 2009.

Trata-se do ex-deputado federal Márcio Macedo, hoje secretário de Finanças da Executiva Nacional. O nome dele foi sugerido como candidato por Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo, SP, e que estava na linha direta de sucessão.

Marinho vai se poupar para disputar o Governo de São Paulo no ano que vem. Márcio, que faz um trabalho considerado bom nas Finanças do PT, aprova a ideia. Topa.

Topa, mas faz uma concessão. “Eu defendo a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência do PT. Acho que ele faria uma gestão de travessia para 2018”, diz Márcio. Na disputa tem nomes ainda como Humberto Costa, Jaques Wagner, Lindemberg Farias.

Por “travessia”, entenda transição entre este caos em que vive o PT hoje e a volta desse partido à Presidência da República. Segundo Márcio, que convive muito com o ex-presidente Lula, o retorno à Presidência do Brasil é uma vontade pessoal dele.

Nós poderíamos, com um bom planejamento, ser um exemplo único, no mundo, de partido de esquerda que passou por extrema dificuldade, mas que conseguiu voltar ao poder”, teoriza Márcio.

Lula sabe que a condução da economia nacional está errada, e sabe, também, como fazer o certo, porque já o fez antes”, diz Márcio Macedo, sem levar em conta, obviamente, que muito da bagaçada que o país vive hoje nasce exatamente das práticas pouco republicanas desse mesmo Lula.

Mas Márcio admite que se Lula não quiser enfrentar o processo de candidatura à Executiva, ele, aí sim, aceita. Muda do comando das Finanças para o do partido inteiro. Márcio se sente preparado, diz que ajudou bem Rui Falcão a manter o partido nos eixos com a crise que enfrentou – de viver apenas com recursos do fundo partidário, sem nenhuma doação de inciativa privada, no que ocasionou a redução de pessoal, tendo que demitir.

Mas, nesse caso, Márcio Macedo defende uma unidade maior de todas as correntes do PT no Brasil inteiro. A começar por Sergipe. “Vejo como uma certificação de maturidade de Rogério Carvalho quando ele diz que admite votar em mim para a Presidência Nacional apesar de pertencermos a correntes opostas no partido” diz Márcio.

Rogério Carvalho admitiu isso aqui nesta coluna. “Apesar desta militância em correntes divergentes, eu o apoiaria, porque isso seria bom para Sergipe”, disse. Ele pertence à corrente Mensagem e Márcio, à Construindo um Novo Brasil. Mas tudo isso só em junho.

ALBANO X TEMER

Na visita de Albano Franco ao presidente Michel Temer na terça, eles falaram da seca em Sergipe, das visitas de JB à Presidência até o apoio que o Governo tem no Congresso. Albano e Temer foram colegas de parlamento de 2007 a 2010, no período em que Temer presidiu a Câmara. Os dois fizeram viagens juntos pela Europa.

GOVERNO TEM LOGOMARCA

A logomarca da Prefeitura de Aracaju sob o comando de Edvaldo Nogueira já está pronta. A marca será a do brasão, o antigo símbolo que, através de projeto de lei encaminhado à Câmara, deverá ser perenizada para uso pela atual e subsequentes gestões. “Trata-se de uma ideia cidadã, republicana e que visa fortalecer a instituição da Prefeitura, além de despersonalizar o uso da imagem pelos governantes”, diz o secretário municipal de Comunicação, Luciano Correia. O lançamento da logomarca da Prefeitura de Aracaju estava previsto para hoje, mas até o fechamento desta coluna não foi confirmado.

LIBERDADE JÁ ERA

O empresário Sandro Silva Santos, o Sandro de Miro, do Grupo Presidente, diz mediu em quarto dias a reação ao fim da Rádio Liberdade FM para o nascimento da Rádio Fan FM e acha que tudo está dentro da normalidade e do esperado. “Houve uma reação negativa de um pequeno grupo, e isso nós esperávamos. O grupo bem maior, nos apoiou e aderiu ao novo modelo popular e mais povo. É o que nós queríamos”, diz Sandro. Adquirida pelo empresário Miro Santos juntamente com a FM Ouro Negro, de Carmópolis, a Liberdade foi literalmente derrubada. Virou chão de casa velha. Perdeu até o nome. Ganhou novas denominação e programação.

PIMENTEL X PROPRIÁ

Ontem, o deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, participou de uma reunião em Propriá com o prefeito Iokanaan Santana, PSB, e o superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Marco Queiroz, os secretários municipais Sérgio Luiz Rocha, Finanças; Reginaldo Gomes, Controle Interno; Geilza Pinheiro, Chefe de Gabinete e com a gerente geral da Caixa em Propriá, Fernanda Chaves. Luciano Pimentel tem muita boa vontade para ajudar o prefeito Iokanaan a resolver os problemas coletivos de Propriá, uma das cidades mais importantes de Sergipe.

COMPROMETIMENTO DE IOKANAAN

A Prefeitura de Propriá tem uma série de pleitos sociais junto à Caixa Economia e a Superintendência Estadual tem estado aberta para atender todas as demandas municipais. “Sempre me chamou a atenção o comprometimento que Iokanaan tem perante os cidadãos de Propriá. Esta cidade é histórica e encontrou em seu atual gestor a pessoa com vontade e determinação para fazer muito por ela e pelo seu povo”, diz Luciano Pimentel.

FOCO DE GEORGEO

Neste início de ano, o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, tem destinado seus esforços para o município de Ribeirópolis, onde o pai, Antônio Passos, DEM, assumiu a Prefeitura no último dia 1º de janeiro. Georgeo também tem visto as necessidades de Nossa Senhora de Aparecida, Moita Bonita e São Miguel do Aleixo. Georgeo entende, por motivos óbvios, que a região é peça fundamental para sua reeleição em 2018. Mas seu gabinete, que retornou do recesso já no dia 6 de janeiro, funciona normalmente.

FOCO DE GEORGEO II

Nosso objetivo neste momento é resgatar o orgulho dos cidadãos de Ribeirópolis. Temos muito trabalho a fazer para organizar a casa e isso tem demandado muito do meu tempo nesse momento. Mas não abdico da minha atividade como parlamentar”, garantiu o deputado.Se desdobrando entre Ribeirópolis e a Alese, tem sobrado pouco tempo para os últimos embates do bloco de oposição. “Tenho cuidado mais da minha gente neste momento. A política fica para depois”, disse.

RELATA AÍ, EDSON FACHIN

Pelo sorteio eletrônico do Supremo Tribunal Federal que definiu o nome do novo relator da Lavajato, pimpa, deu Edson Fachin. Ele vai desempenhar o papel que caberia ao ministro Teori Zavascki na investigação do maior escândalo da República. A escolha dele repercutiu muito bem ontem. Bom para o Brasil

SIM, MORO!

O juiz Sérgio Moro emitiu nota sobre o sorteio: “Diante do sorteio do eminente ministro Edson Fachin como relator dos processos no Supremo Tribunal Federal da assim chamada Operação Lavajato e diante de solicitações da imprensa para manifestação, tomo a liberdade, diante do contexto e com humildade, de expressar que o ministro Edson Fachin é um jurista de elevada qualidade e, como magistrado, tem se destacado por sua atuação eficiente e independente”. Curitiba, 02 de fevereiro de 2017. Sérgio Fernando Moro, juiz federal”. Pois tá certo, senhor juiz!

ETC & TAL

@ Com 293 votos, o deputado Rodrigo Maia, DEM-R, se se reelegeu ontem presidente da Câmara para o biênio 2017-2018. Foi logo de primeiro turno.

@ O placar ficou assim: ele com 293 votos; Jovair Arantes, com 105 votos; André Figueiredo, 59; Júlio Delgado, 28; Luíza Erundina, 10, e Jair Bolsonaro, 4 votos. Outros cinco parlamentares votaram em branco.

@ Entre os sergipanos, a única dúvida vem do entorno de André Moura. Ele e Rodrigo Maia são gato e rato. Não se beijam. “ Rodrigo quer ver a ele pelas costas”, diz uma fonte que conhece os basytiires de Brasilia.

@ Pelas contas, Valadares Filho, os Fábios Mitidieri e Reis, Laércio Oliveira, Jony Marcos e João Daniel votaram em Rodrigo. Adelson Barreto, em Jovair Arantes. Mas em quem André?

@ A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, PT, viajou a São Paulo ontem para se juntgar à família Lula da Siova nste momento de drama em que dona Leticia Lula da Silva tem morte cereral anuciiaada.;

@ Eliane vai representar Edvaldo Nogueira neste momento triste. O casal Lula da Silva tem uma boa relação com Eliane/Déda: Lula é padrinho de uma das filhas do ex-governador sergipano.

@ Ferrenho crítico do Governo de Jackson Barreto e possível líder da oposição na Assembleia para este ano, Georgeo Passos tem usado pouco as palavras neste início de ano. Mas promete uma atividade maior tão logo os trabalhos retornarem, no próximo dia 16.

@ “Vou continuar cobrando do Executivo e buscando melhorias para o povo sergipano. Para isso fui eleito e não pretendo mudar de postura”, promete Georgeo.

@ o ex-governador Albano Franco têm um hábito muito simbólico na relação com Michel Temer: dar-lhe gravatas de presente.

@ Rogério Carvalho diz que vê todas as condições, como defende Márcio Macedo, de que Lula seja presidente do PT a partir do meio deste ano e que seja eleito presidente do Brasil.

@ O advogado Alexandre Figueiredo assumiu ontem a Controlador Geral de Aracaju. Alexandre é filho do secretário de Estado Benedito Figueiredo e um quadro do PMDB. Quer disputar mandato de deputado em 2018.

@ Gente, isso é Ana Lúcia Menezes em nota de pesar: “Marisa Letícia foi vítima flagrante dos ataques protagonizados pela direita inescrupulosa do nosso país, num dos episódios mais tristes de perseguição e sucessivas calúnias da história do Brasil”. Ufa!

@ Pela Rede Fan FM, o radialista George Magalhães volta ao rádio noticioso na segunda, 6. Vai pilotar das 6 às 9 da manhã o“Jornal da Fan”, pela Fan FM de Aracaju, a Fan FM de Carmópolis e ainda vai anexar por três horas a programação da Princesa da Serra, em Itabaiana.

@ No “Jornal da Fan”, o cabeção George perderá as roupas coloridas de governista e vai poder dar bitocas em Eduardo Amorim, André Moura e outros bichos que para ele eram grilos.

@ Isso tudo são obra e arte do novo dono das duas emissoras Fan, Miro Santos, do Grupo Presidente. E tem mais novidades: das 4h30 às 5h50, Magna Santana comandará o “Fan Notícias”, um misto de noticioso com música na linha popular.

@ Reinaldo Moira está com o diabo no corpo: a cada minuto é uma cipoada nova no lombo de Edvaldo Nogueira via facebook! Como é bom ser jovem!