SOLENE

Sessão na Câmara marca Dia de Luta pela Reforma Agrária

O requerimento foi apresentado pelo deputado federal por Sergipe João Daniel

Por Portal Infonet
17 abr 2017, 09h29

Nesta segunda-feira, dia 17, na Câmara dos Deputados, será realizada uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. O requerimento para a realização da sessão foi apresentado pelo deputado federal João Daniel (PT/SE), Valmir Assunção (PT/BA), Marcon (PT/RS) e o líder da bancada, Carlos Zarattini (PT/SP). A sessão terá início às 11 horas e marca a passagem dos 21 anos do massacre de trabalhadores rurais sem-terra em Eldorado do Carajás, no Pará.

Na época, mais de 1500 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra, depois de terem sido expulsos de suas próprias terras, seguiam para a capital paraense para levar suas reivindicações para ter o direito a produzir, quando, em Eldorado do Carajás, foram surpreendidos por 100 policiais militares, matando 19 trabalhadores e deixando outros 69 feridos. Por conta desse lamentável fato, no ano de 2002 foi instituído o dia 17 de abril como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

A sessão solene conta com a presença de diversos movimentos sociais do campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para o deputado federal João Daniel, essa sessão solene tem um significado muito especial, principalmente nesse momento que o país vive de desmonte das políticas voltadas ao campo e, especialmente, à reforma agrária e a volta dos conflitos agrários. “Nós deputados fizemos o requerimento para a realização dessa sessão solene para que possamos debater esse importante tema junto com outros companheiros que militam na luta pela reforma agrária”, disse.