projeto
Por Ascom do Município | 22 de Out de 2019, 15h24
Aracaju apresenta Lei Orçamentária de 2020 em audiência pública
Compartilhar
Aracaju apresenta Lei Orçamentária de 2020 em audiência pública

Durante as audiências, representantes de todas as secretarias e órgãos municipais se fazem presentes. Na foto, o secretário Augusto Fábio

Por intermédio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Prefeitura de Aracaju realizará, no próximo dia 30, uma audiência pública para apresentar à população o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente ao exercício de 2020.

A audiência é uma oportunidade de a população poder participar do planejamento das ações e prioridades da gestão, questionar e apresentar sugestões que possam contribuir no processo de desenvolvimento da cidade.

Contudo, antes da audiência, a Prefeitura abre Consulta Pública, em forma de questionário, o qual já está disponível, por meio do qual o cidadão pode opinar sobre a atuação da administração atual e apontar ações de melhorias para a capital.

Para preencher a Consulta no site www.aracaju.se.gov.br, o cidadão deve inserir seus dados de identificação, localidade e bairro onde reside. O resultado da Consulta será compilado e servirá de base para um estudo técnico que apontará as principais medidas a serem adotadas.

Por lei, as audiências públicas devem ser realizadas sete dias antes do PLOA ser apresentado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Entretanto, a Prefeitura, de acordo com as diretrizes da gestão, a realiza cerca de 20 dias antes.

“É um tempo que acreditamos ser suficiente para avaliarmos as possibilidades, analisar o cenário orçamentário e até incluir as sugestões como prioridades nos trabalhos. Durante as audiências, representantes de todas as secretarias e órgãos municipais se fazem presentes para firmar essa ligação entre o poder público e a população”, ressaltou o coordenador-geral de Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida.

Ao longo da audiência pública, a população tem acesso à previsão de receita e de despesa para o próximo ano, os números de investimentos e os resultados de cada pasta, assim, é uma oportunidade de obter mais informações e explicações detalhadas.

Acessibilidade e transparência

Seguindo o padrão já adotado em todas as ações realizadas pela Prefeitura, no sentido de ampliar o acesso do cidadão aos atos municipais, a Seplog transmitirá a audiência pública do PLDO em tempo real, no canal da Prefeitura no youtube. Além disso, o evento também contará com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para aqueles que não puderem participar da audiência pública, o PLOA está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de Aracaju.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.