YoutubeFacebookTwitterInstagram
Cidade & Sociedade
Por AAN | 10 de Mar de 2020, 15h13
Corredores se preparam para 37ª edição da Corrida Cidade de Aracaju
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
777bb0d0022e53d5

Para os praticantes da modalidade, a corrida é uma paixão

Com a proximidade da Corrida Cidade de Aracaju 2020, que vai ser realizada no dia 21 deste mês no âmbito da programação desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o aniversário de 165 da capital sergipana, os atletas, amadores e profissionais, têm intensificado a preparação para a competição, que é coordenada pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp).

Para os praticantes da modalidade, a corrida é uma paixão. “Estou bem ansiosa por mais uma edição nos 24km, pela energia das crianças e moradores torcendo por nós durante o percurso e pelas inúmeras histórias de superação dos amigos corredores”, declara Larissa Matos de Araujo, fisioterapeuta que, aos 40 anos, se prepara para sua quinta participação na Corrida Cidade de Aracaju.

Corredora há 5 anos, Larissa já fez duas provas de 5km, uma de 10km, uma de 24km e agora se prepara para enfrentar mais uma disputa no percurso completo da prova. “Foi na corrida que encontrei a melhor terapia da minha vida. Depois da primeira prova oficial percebi que já estava totalmente viciada”, diz a atleta.

E ela não é a única. O funcionário público Sidney Santos Teles, 38, é outro que se declara apaixonado pela corrida e ansioso para o dia da competição. ”Expectativa de uma grande festa, uma grande confraternização. Sentir aquele frio na barriga na largada, ver as pessoas durante o percurso dando aquele apoio e sentir a alegria e a emoção da chegada. A verdadeira corrida de rua da nossa cidade”, constata Sidney.  

Ele treina três vezes por semana e já corre há 7 anos. “Em 2016, participei dos 10km e desde 2017 participo dos 24km. Estou indo para minha quarta prova no percurso completo dos 24km”, ressalta Sidney.

O treino
E por falar em treinar, atletas que buscam evoluir no esporte entendem a importância da frequência e do acompanhamento profissional. “O princípio da continuidade faz muito sentido em todas as distâncias. Não adianta treinar um dia 3km e só depois de 15 dias treinar mais 3km. Não haverá ganho de condicionamento assim”, alerta a professora Lívia Pires, que comanda o club de corrida Lívia Team.
Lívia.

Ainda segundo a profissional, para quem vai fazer 5km, o ideal são duas sessões de treino por semana. E para quem vai fazer 10km, é recomendado de três a quatro sessões. O atleta que for fazer 24km, o ideal são quatro sessões de treino semanais. “Se fizer outras atividades cardiorrespiratórias, ajuda também. Menos do que isso, não dá pra querer ter um bom ritmo e, consequentemente, bons resultados”, explica.

Lívia diz ainda que a idade e individualidade biológica contam quando o assunto é a preparação. “Também tem que ponderar se o atleta já teve alguma lesão de risco, por exemplo. O treino será adequado a essas questões. Fora isso, a disciplina e a parte psicológica também influenciarão na evolução”, detalha a profissional de Educação Física.

O corretor de seguros Saulo José britto Souza, de 36 anos, sabe bem a importância da disciplina. Ele começou a correr após superar uma compulsão alimentar e, com um mês de treino, já estava fazendo 5km.

“Eu costumo treinar quatro vezes por semana e já corro 20km. Já participei de três edições da Corrida Cidade de Aracaju, em 2017, 5km, 2018 e 2019, 10km. Agora, me preparo para o maior desafio da minha vida, correr 24km. Estou com muita expectativa. Estou fazendo um ciclo muito bom. Me preparando também na academia, com fortalecimento. Seguindo bem a planilha. Sem dúvida é a melhor corrida do Estado e ouso dizer que do Brasil”, afirma Saulo.

A corrida
A 37ª Corrida Cidade de Aracaju acontecerá no próximo dia 21 de março de 2020. A largada, simultânea para os três percursos, será na cidade histórica de São Cristóvão, às 16h.