Mudanças
Por | 14 de Ago de 2018, 07h03
Emenda de Kitty Lima regulariza o transporte de animais domésticos em ônibus de Aracaju
Iniciativa da parlamentar foi motivada após as inúmeras reclamações da população
Compartilhar
Emenda de Kitty Lima regulariza o transporte de animais domésticos em ônibus de Aracaju

Kitty Lima: “Precisamos tornar pública essa conquista. É um direito.

A vereadora Kitty Lima (Rede) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para comemorar a promulgação da emenda à lei, proposta por ela, que regulamenta o transporte de animais domésticos nos ônibus da capital. A iniciativa da parlamentar foi motivada após as inúmeras reclamações da população que se esbarrava na burocracia na hora de utilizar o transporte público de Aracaju com seus animais de estimação.

O texto altera a redação da lei que obrigava o tutor a apresentar declaração de um médico veterinário atestando o pleno gozo de saúde do animal. Até então, na prática, a medida impedia que tutores utilizassem os veículos no transporte público para, justamente, levar seus animais doentes para consultas veterinárias. Com a mudança na lei, o único documento exigido agora será a carteirinha de vacinação em dia.

“Fizemos essa emenda ao projeto porque se o animal está doente em casa, como ele vai obter essa autorização para andar nos ônibus? E é justamente por isso que o transporte dele teve que ser liberado dessa exigência. Agora a gente pode falar de boca cheia que os animais podem sim ser transportados nos ônibus de Aracaju, mas é bom deixar claro que existem regras, como estar dentro da caixa de transporte adequada ao porte, além do animal estar com as vacinas em dia’, frisou Kitty.

A parlamentar explicou que recebe inúmeros pedidos de ajuda de pessoas que estão com seus animais doentes em casa e sem condições de levá-los ao veterinário porque não podem entrar nos carros do transporte público.

“Conseguimos mudar essa realidade e eu preciso agradecer a vocês, meus colegas vereadores, por terem compreendido essa situação e apoiado a iniciativa. Agora qualquer pessoa que tem seu animalzinho em casa por levá-lo dentro do transporte público, respeitando as regras, para qualquer lugar da cidade”, comemorou.

Para garantir que a população tome conhecimento dessa medida, Kitty esteve na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) para pedir que o órgão ajude na divulgação da lei.

“Precisamos tornar pública essa conquista. É um direito. Vamos fazer uma mobilização para que os motoristas e cobradores tenham conhecimento do que determina a lei para que eles possam orientar a população no transporte dos seus animais nos veículos”, disse.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.