YoutubeFacebookTwitterInstagram
Guarda Municipal
Por PMA | 18 de Jul de 2019, 10h19
Operação Terminal Seguro contribui para a redução de 80% dos assaltos a ônibus
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
580710b10502d85f

Foto: Rogério César

O último levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) aponta que o número de assaltos a ônibus na capital está em queda. A análise apresenta uma redução de 83,04% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2016, ano em que foram registradas as maiores taxas de assaltos no transporte público.

Os dados revelam que no período compreendido entre os primeiros seis meses de 2019 foram contabilizados 165 assaltos a ônibus, uma média de menos de uma ocorrência por dia. Já no mesmo período de 2016, a média diária era de quase oito assaltos, sendo registradas, entre janeiro e junho daquele ano, 973 ocorrências.

Ações conjuntas, implementadas a partir de 2017, têm sido consideradas fundamentais para essa diminuição. Entre elas, a Operação Terminal Seguro, uma estratégia implementada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), cuja operacionalização é feita pela Guarda Municipal.

Iniciada em fevereiro de 2017, a Operação ocorre de forma permanente e integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. O objetivo é maximizar a atuação da Guarda nos terminais de integração da capital, atráves do policiamento preventivo, realizado por meio de rondas e da utilização da unidade móvel de videomonitoramento, coibindo, além dos roubos e furtos, o tráfico de drogas nas imediações desses espaços públicos.

Além da Guarda Municipal, outros órgãos atuam diretamente no combate aos crimes no transporte público, entre eles, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sergipe (SINTTRA) e o Setransp.

O Secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destacou que essa integração foi uma importante determinação do prefeito Edvaldo Nogueira. "Entendo que a determinação do prefeito, no início da sua administração, foi uma das mais acertadas. Ele indicou que a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania buscasse essa integração com os demais órgãos de segurança pública do estado. Esse é o resultado de uma parceria que tem dado certo e que vem se refletindo na sensação de segurança da população que utiliza o transporte público. A Guarda Municipal está de parabéns pelo trabalho desenvolvido nos terminais, contribuindo com a segurança pública do nosso município", reforçou Luís Fernando. 

O diretor geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça, também reconhece que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com outras instituições, tem gerado resultados positivos dentro e fora do Estado. "A população pode perceber o trabalho desenvolvido dia a dia, a presença constante da Guarda Municipal nos terminais e a redução da criminalidade. Um trabalho que tem gerado resultados muito positivos, servindo, inclusive, de modelo para o Estado do Amazonas", destaca Fernando Mendonça.