YoutubeFacebookTwitterInstagram
ECONOMIA
Por Ascom do Município | 27 de Nov de 2019, 19h16
Prefeitura estrutura projeto para substituição de lâmpadas da cidade por LED
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
D0ede2e4b9b8cd88

Edvaldo ressaltou que, além da modernidade, a nova iluminação vai gerar mais segurança para o cidadão

Aracaju passará por uma verdadeira modernização no parque de iluminação pública. O projeto estrutural preliminar para a formalização de uma parceria público-privada, que permitirá a substituição de todas as luminárias da cidade, por lâmpadas de LED, foi apresentado na tarde desta quarta - feira, 27, em reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira e secretários municipais. De acordo com a proposta, todos os bairros deverão ser contemplados, colocando Aracaju entre as cidades que já se utilizam desta tecnologia.

“Hoje os secretários me apresentaram a estruturação preliminar para uma parceria público-privada que modernizará a iluminação pública da cidade. Este é um trabalho que já vinha sendo feito, em conjunto com a Caixa Econômica e com o Banco Mundial, para constituir um convênio que nos possibilitará substituir todo o parque de iluminação de Aracaju, um sonho que já tínhamos e que começa a se concretizar”, destacou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que, além da modernidade, a nova iluminação vai gerar mais segurança para o cidadão, uma vez que é comprovado por pesquisas que localidades com boa iluminação contribuem para a redução da criminalidade, além de ter um custo menor para a gestão municipal. “Como a mudança atende toda Aracaju, vamos ter uma  elevação na qualidade de iluminação das ruas da capital”, salientou

Com a análise do diagnóstico finalizada, a gestão municipal caminha, agora, para a definição dos pontos finais do projeto. “Vamos fechar os pontos decisórios para que possamos, em breve, lançar um edital para a concessão desta parceria. Após a finalizar a estruturação,  entraremos na etapa de consulta pública para o lançamento do edital,  no início do próximo ano. Essa concessionária vai fazer um investimento, com recursos próprios dela, para no prazo de dois anos trocar todo o parque de iluminação da cidade, incluindo braços e luminárias. Depois, essa mesma empresa vai operar na  manutenção deste parque, ficará responsável por trocar as lâmpadas, por atender aos pedidos dos contribuintes e, ainda, pela expansão da iluminação pública”, explicou o secretário da Fazenda, Jeferson Passos.

Participaram da reunião os secretários Augusto Fábio (Planejamento, Orçamento e Gestão), Jeferson Passos (Fazenda), Sérgio Ferrari (Emurb), Carlos Cauê (Comunicação) e Nildomar Freire (Chefia de Gabinete).