YoutubeFacebookTwitterInstagram
OBRA ADIANTADA
Por Ascom PMA | 29 de Set de 2017, 15h03
USF do 17 de Março começa a ganhar forma
A nova unidade ocupará uma área de mais de quatro mil metros quadrados
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
541a07a51af42bc5

Sílvia Regina afirma que um posto de saúde no bairro vai facilitar o acesso ao atendimento médico

A população do 17 de Março está sendo contemplada com mais uma obra fundamental para a qualidade de vida e que representa mais um investimento na Saúde, garantindo cidadania para os aracajuanos. Com a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro, a Prefeitura de Aracaju volta a priorizar políticas públicas fundadas no atendimento das necessidades e direitos humanos básicos e também aplica os princípios da universalidade, da equidade e da descentralização.

Para o morador do bairro, Edivaldo Santos, o prioridade da atual gestão em retomar as obras do 17 de Março é de fundamental importância para a comunidade. “O que os moradores daqui mais precisam é de posto de saúde. A conclusão dessa obra vai beneficiar todo mundo. Temos muita necessidade de serviços de saúde e ter um posto aqui vai ser muito bom”, ressalta.

A nova unidade ocupará uma área de mais de quatro mil metros quadrados e terá modernas instalações, que acolherão as pessoas que procurarem os serviços, possuindo nove consultórios, salas de nebulização, conservação, esterilização, curativos, conservação. Ainda na parte de triagem, serão construídas uma ampla recepção, salas de espera, acolhimento e recebimento e banheiros com acessibilidade. Dois consultórios para atendimentos odontológicos estão sendo construídos a fim de contribuir para melhorar a saúde bucal das famílias que moram na área, além de uma farmácia que deverá ser abastecida com medicamentos básicos.

Sílvia Regina da Silva, autônoma, moradora do bairro há sete anos, conta que já espera há bastante tempo pela unidade de saúde do bairro. “Durante esse tempo, estávamos sendo atendidos no posto do Santa Maria. Estamos ansiosos com a conclusão da obra. Vai ser muito bom ter um posto perto de casa, vai facilitar mais e não precisaremos nos locomover até o Santa Maria, assim como acontece com os moradores dos outros bairros”, explica.

“É uma obra muito importante para melhorar as nossas condições de saúde. Com esse posto aqui dentro do nosso bairro, não vamos precisar ficar nos deslocando para outros bairros, como o Santa Maria e o conjunto Santa Tereza, e nem sobrecarregando as urgências. Sabemos que as urgências são locais para atender casos mais graves e não rotineiros, que poderíamos estar sendo atendidos em um posto”, afirma Cileide do Nascimento, chefe de lavanderia.

Para acomodar os serviços administrativos a USF terá cômodos para arquivo, vestiários masculinos e femininos, salas de reuniões, copa e cozinha e outros compartimentos para destinados ao corpo técnico e administrativo que atuarão na unidade. Orçada em cerca de R$ 1 milhão, conveniados com o Governo Federal, a obra é mais um compromisso da atual gestão na garantia de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos moradores do bairro 17 de Março.