BAIRRO INDUSTRIAL
Por Assessoria do parlamentar | 30 de Jan de 2018, 11h25
Vereador Isac participa de audiência pública sobre recuperação da orla
Vereador é autor do projeto e comemorou a celeridade dos trâmites
Compartilhar
Vereador Isac participa de audiência pública sobre recuperação da orla

Renião ocorreu na sexta, 26 (Foto: Assessoria do parlamentar)

A audiência pública para tratar da obra da primeira etapa da Orlinha do bairro Industrial aconteceu na noite de sexta-feira, 26, no auditório do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, no mesmo bairro. Participaram da audiência o secretário municipal da Indústria, Comercio e Turismo, Jorge Santana, a arquiteta responsável pelo projeto na Emurb, Alana Lúcia Vieira de Melo, o arquiteto da Prodetur Rafael Corona, o vereador Isac Silveira (PCdoB), representantes da Capitania dos Portos, e representantes da população.

O secretário Jorge Santana lembrou a todos os presentes que a obra da Orla do bairro Industrial foi no mandato de Marcelo Déda, quando foi prefeito da Capital, e que o prefeito Edvaldo Nogueira desde a campanha vem falando da reforma da orlinha, e lembrou também do esforço do vereador Isac. “Esta reforma é um desejo antigo do prefeito Edvaldo Nogueira, que ganhou reforço com o vereador Isac, que desde o início do mandato não mede esforços para que a obra aconteça”, disse Jorge.

Ainda durante sua fala o secretário Jorge explicou como funciona o Prodetur - Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo. “Este projeto será desenvolvido pelo Prodetur, que trabalha com obras que trazem desenvolvimentos para a atividade turística, gerando economia, emprego e renda para a população local”, explicou.

A arquiteta Alana Lúcia, mostrou o projeto em um slide e explicou como serão as intervenções no local. “Toda a primeira etapa da orla será revitalizada, que consiste desde o início da ponte do mercado, até a ponte Construtor João Alves. Toda a área externa será recuperada. Os passeios, os piers, parque infantil, ciclovia, posto policial, banheiros, quiosques, quadra, e o Centro de Artesanato serão revitalizados”, informou Alana.

O vereador Isac falou sobre o bairro e a importância da orlinha. “O bairro Industrial é um dos maiores de Aracaju, mas não tem um posto de combustível, não tem nenhuma praça. Qual é o maior patrimônio do bairro? É o rio Sergipe, e o que agrega ao rio, que é a orlinha e, ela para nós, é muito especial. É nosso símbolo de valor, nosso ponto turístico. Estou muito feliz porque quando eu enviei esse projeto para a Secretaria de Turismo, eu imaginava que a obra poderia sair, mas não na rapidez que saiu. Eu tenho consciência e quero que todos tenham, que não será uma reforma extraordinária, mas será revitalizada”, disse Isac.

Muitos moradores se manifestaram e fizeram perguntas ao secretário e para a arquiteta. Dois pescadores presentes questionaram quanto às bancas de peixe que não existem mais. Outros moradores interrogaram a arquiteta sobre a presença de uma ciclovia que tenha interação com a ciclovia da segunda etapa da orla. E as artesãs do Chica Chaves perguntaram sobre o policiamento e melhoramentos para o centro de artesanato. As respostas foram dadas e, segundo a equipe, serão analisadas.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.