Eleições 2018
Por Ascom | 15 de Out de 2018, 11h25
Valadares Filho: “Professores da rede estadual não têm o que comemorar no dia de hoje”
Candidato afirma que terá diálogo permanente com o magistério
Compartilhar
Valadares Filho: “Professores da rede estadual não têm o que comemorar no dia de hoje”

Valadares Filho: \"São seis anos de congelamento e desvalorização\"

Hoje, 15 de outubro, comemora-se o dia do professor. Uma data que deveria ser festejada pela categoria, mas os profissionais que fazem parte da rede estadual de ensino não têm o que comemorar. Essa é a opinião do candidato ao Governo, Valadares Filho (PSB). De acordo com ele, as constantes perdas salariais, desrespeito aos direitos, falta de diálogo e até chacota com o magistério, revelam um quadro negativo e que merece uma mudança de ações e atitude em relação aos professores.

“Desde 2012 que os governos Jackson e Belivaldo não reajustam o salário do magistério. São seis anos de congelamento e desvalorização. Além do atraso no recebimento dos vencimentos e o desrespeito com os aposentados, que recebem seus salários parcelado. Jackson e Belivaldo promoveram, nos últimos anos, uma polícia de desvalorização do magistério”, garante Valadares Filho.

Em seu plano de Governo, o candidato afirma que o diálogo permanente com o magistério é uma das prioridades para encaminhar as soluções para essa desvalorização. “Vamos fazer uma educação com o magistério valorizado, buscando como objetivos principais a redução dos índices de analfabetismo, a melhoria do nível do ensino e a redução dos índices de evasão escolar, através da universalização do ensino médio e fundamental, atendendo metas estabelecidas nos planos Nacional e Estadual de Educação”, pontua.

Segundo Valadares Filho, não só a desvalorização precisa ser combatida, mas índices que tornam a Educação de Sergipe uma das piores do Brasil, justamente pela falta de prioridade do Governo com o setor. “A taxa de analfabetismo em 2017 chegou a 14,5% em jovens acima de 15 anos. É a 5ª maior do Brasil, cuja média nacional é 7%. Além disso, 19,3% dos jovens de 15 a 17 anos, o que dá aproximadamente 25 mil pessoas, estão fora da escola. Estes são apenas alguns dados que revelam o tamanho do desafio que teremos pela frente, porque já se vão seis anos de descaso dos governos Jackson e Belivaldo”, critica.

“Faremos diferente, e com a participação de toda a comunidade escolar, tornaremos nossas escolas mais atrativas para o aluno, com professores valorizados e permanentemente capacitados. Com o InovaEduca, vamos implantar Internet grátis e levar inovação tecnológica para as Escolas Estaduais. Além disso, com a Rede de Proteção Contra as Drogas e a Violência, criar o pelotão da Polícia Escolar, protegendo alunos e professores dentro e fora das escolas”, detalha Valadares Filho.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.