YoutubeFacebookTwitterInstagram
Atuação parlamentar
Por Cohidro/Ascom Fabio Reis | 23 de Mai de 2020, 12h36
Agricultores de Lagarto recebem trator e kit de irrigação que consomem menos água
Aquisição dos equipamentos resulta de emenda do deputado federal Fábio Reis
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
9e818943bf31e32a

Fábio Reis: equipamentos chegam em boa hora, quando há o preparo da terra

A chegada de dois tratores com arado, grade niveladora e carreta agrícola no Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, tornou a produção de alimentos mais proveitosa para os agricultores da região. Juntamente com 15 kits de irrigação por gotejo, que possuem tecnologia que economiza água, a entrega dos tratores aconteceu na sexta-feira, 15, e beneficia duas associações, que somam cerca de 320 produtores atendidos pela irrigação e assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe - Cohidro.

Com investimento total de R$ 397 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis, MDB, a aquisição foi feita através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf.

Os tratores e os equipamentos auxiliares, que cada associação recebeu, eliminam o custo que os agricultores familiares tinham com a locação deste tipo de máquina de terceiros, conforme reforça o presidente da Associação de Produtores do Perímetro Irrigado Piauí – APPIP, Antônio Cirilo.

“Esse trator turbinado e ‘cabinado’ é de grande importância para nós agricultores, é um sonho de muitos anos e que hoje está sendo realizado. Será um diferencial para que os agricultores possam produzir com um custo bem mais barato. É um momento de muita alegria e satisfação, para que possamos atender a toda nossa população da agricultura. Fico muito feliz nesse momento, só temos que agradecer”, pontua Cirilo. 

Para o gerente do perímetro Piauí, Gildo Almeida, os equipamentos adquiridos trazem um incentivo à produção agrícola em momento em que o escoamento está prejudicado pela pandemia do coronavírus. “Esses implementos são necessários ao preparo da terra e servem no plantio e na colheita. É mais um motivo para os produtores plantarem”, destaca.

A associação de agricultores do povoado Mariquita, também em Lagarto, recebeu os mesmos implementos agrícolas, na sexta-feira. Em suas redes sociais, o deputado Fábio Reis afirmou que as máquinas chegaram em momento propício para o plantio e que já estão trabalhando no campo.

“Mais um dia de muita conquista, de muito trabalho. Os equipamentos chegam em uma boa hora, quando o nosso inverno está próximo, pois este é o momento de agricultores prepararem sua terra, fazer o seu plantio para no futuro colherem a sua produção, sustento de sua família. Hoje, estamos entregando para a APPIP e associação do povoado Mariquita, e ainda vem entregaremos o do povoado Brejo, também em Lagarto”, diz Fabio Reis.

 A associação APPIP e o Movimento Associativista do Brejo são entidades ativas, formadas por irrigantes do perímetro Piauí e que participam, desde 2010, do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA - da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab -, na modalidade ‘doação simultânea’. 

Também é prevista a entrega desses equipamentos para associações de agricultores de outros municípios.