ANO LEGISLATIVO
Por Ascom CMP | 26 de Dez de 2017, 13h20
Câmara de Propriá divulga balanço de 2017
Ações promovidas pelo Poder Legislativo de 2 de fevereiro a 19 de dezembro deste ano foram apresentadas
Compartilhar
Câmara de Propriá divulga balanço de 2017

Sessão ocorreu na manhã desta terça, 26 (Ascom da CMP)

A Câmara Municipal de Propriá divulgou nesta terça-feira, 26, o balanço das ações promovidas pelo Poder Legislativo de 02 de fevereiro a 19 de dezembro deste ano. Em 2017, foram realizadas 94 sessões, sendo 71 ordinárias, 16 extraordinárias, seis especiais e uma itinerante.

Durante as sessões ordinárias e extraordinárias os vereadores aprovaram 197 Requerimentos, 42 Projetos de Lei, seis Decretos Legislativos e quatro Projetos de Leis Complementares. Este ano, quatro Títulos de Cidadão foram concedidos pela Casa Legislativa, um deles entregue ao ex-deputado federal, Mendonça Prado, e os parlamentares entregaram ainda um Título de Honra ao Mérito, destinado ao Bispo Dom Mario Rino Sivieri.

Em 2017, o Poder Legislativo buscou se aproximar dos propriaenses e ampliou os canais de comunicação, transmitindo as sessões ao vivo no Youtube e via Facebook, além das rádios Xodó e Propriá FM. Na Tribuna Live, espaço cedido ao público durante as sessões, os moradores do município puderam expressar seus anseios e as autoridades e representantes de empresas, a exemplo da Deso, responderam os questionamentos feitos pelos parlamentares a respeito dos serviços prestados na cidade.

A qualificação dos parlamentares e funcionários da Casa Legislativa também foi alvo de investimento. Vereadores e servidores participaram de diversos cursos de capacitação, entre eles o de Compras Governamentais, ofertado pelo SEBRAE, e o I Encontro de Legislativos Municipais, promovido pela Consultoria, Assessoria e Contabilidade Pública (CAT).

“Foram muitos Projetos de Lei propostos e aprovados como um único objetivo: proporcionar mais qualidade de vida à população de Propriá. Educação e Saúde foram temas prioritários no plenário e as propostas apresentadas foram debatidas com respeito e civilidade por todos os parlamentares. As divergências partidárias foram colocadas de lado em nome de um propósito maior, que é a busca de melhorias para nossa cidade”, frisou o presidente da Câmara, Aelson dos Santos.

Este ano, a Casa Legislativa ainda obteve destaque no Estado, ao alcançar a nota 7,3, acima da média geral das câmaras (6,91), na avaliação de transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).

“Nossa pontuação anterior, registrado no início de 2017, foi 5,4. Um número que já era significativo, pois havia nos colocado acima de 40 câmaras do Estado. No último levantamento, conseguimos um resultando ainda melhor, dobrando a nota passada ao obter mais 3,7 pontos, um aumento bastante positivo que elevou nossa pontuação para 7,3, nos deixando em posição de destaque”, celebrou Aelson ao citar a conquista.

Encerrando o ano, os vereadores aprovaram o Plano Plurianual (PPA), para os próximos quatro anos, e o Orçamento de 2018, projetos de lei importantes para o desenvolvimento do município. 

 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.