ALESE
Por Ascom | 31 de Out de 2017, 09h41
Com Moritos, reunião debate problemas do turismo
Participaram dessa reunião o arcebispo Dom João José da Costa, a assessora Lea Duarte
Compartilhar
Com Moritos, reunião debate problemas do turismo

Reunião pelo turismo

Para discutir estratégias para o turismo em Sergipe o deputado Moritos Matos se reuniu com representantes das cidades de Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão e Divina Pastora para debater os problemas e encontrar soluções para alavancar o turismo em Sergipe. A reunião aconteceu na Cúria Metropolitana de Aracaju na sexta, 27. “A reunião na Cúria foi justamente para que pudéssemos encontrar soluções para os problemas detectados por nossa equipe durante o levantamento feito no início de outubro e que apresentei durante o grande expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – no dia 18 de outubro. O que nós queremos é cada vez mais fomentar e alavancar o turismo no nosso Estado”, explica o deputado Moritos Matos.

Participaram dessa reunião o arcebispo Dom João José da Costa, a assessora Lea Duarte, que representou o secretário Estadual de Turismo, Fábio Henrique, o prefeito de Divina Pastora, Sílvio Cardoso, o padre Helelon do Santuário de Divina Pastora, o secretário municipal de Turismo de Aracaju, Jorge Santana, a assessora de Turismo de Aracaju, Kate Salomão, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água e secretário de Turismo de São Cristóvão, Everaldo Gaspel.

Da cidade de Laranjeiras vieram o secretário municipal de Turismo, Jorge Barros, a secretária de cultura Maria Gardenia Hagenbech, a diretora Municipal do Turismo, Cassandra Teodoro e a secretária de Pesca e Igualdade Racial de Laranjeiras, Sandra Sena. Além deles também compareceram a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, Erica Ribeiro, a conselheira Erica Amorim e o vice-tesoureiro Vagner Santana.

O deputado Moritos Matos entregou a cada um dos representantes os dados coletados sobre os problemas observados nos pontos turísticos de Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras. “Desta reunião formamos uma comissão e a próxima reunião vai acontecer no dia 1 de dezembro para que possamos continuar a discutir de que forma podemos melhorar o turismo aqui no nosso Estado”, informa o deputado Matos.

De acordo com a assessora Lea Duarte, representante da Secretaria de Estado do Turismo, a reunião foi extremamente importante. “O deputado Moritos Matos foi muito feliz em convocar essa reunião, o secretário Fábio Henrique é um apaixonado pelo turismo religioso e eu tenho certeza que teremos muito apoio do Governo do Estado nesse sentido, porque o turismo religioso é uma fatia do mercado em que temos uma riqueza enorme, mas que estava apagado, muitos não olhavam para o turismo religioso como sendo um ponto a ser explorado. E através dos dados apresentando pelo deputado Matos vimos que as necessidades dos municípios não são tão graves”, ressalta Lea Duarte.

O secretário municipal de Turismo de Laranjeiras, Jorge Barros também avaliou a reunião como importante para solucionar os problemas de cada um desses municípios. “Agradeço ao deputado Moritos Matos por ter convidado o município de Laranjeiras. Essa reunião foi muito proveitosa e o nosso deputado Matos está de parabéns por convocar as cidades que tem interesse no turismo religioso, já saímos daqui com uma nova reunião marcada. Esse é o início de um processo que vai trazer muitos benefícios para o estado de Sergipe e para os municípios envolvidos”, acredita Jorge.

TURISMO RELIGIOSO

Para o prefeito de Divina Pastora, Sílvio Cardoso essa reunião serve para abrir os olhos sobre as inúmeras necessidades que o turismo tem. “Sobretudo melhorar o turismo religioso. Achei ótimo que alguém despertou para isso e o deputado Moritos Matos e chamou a atenção da sociedade. Agora vamos brigar, brigar no bom sentido, atrás da parceria com o Governo do Estado, Governo Federal, o Iphan, Ministério da Cultura, do Turismo para buscar recursos para fazer acontecer esse despertar para o turismo. Aqui foi o ponta pé inicial de uma longa caminhada que futuramente quem sabe vamos ter um belo roteiro de turismo religioso no estado de Sergipe”, avalia o prefeito.

Segundo o secretário de Turismo de São Cristóvão, Everaldo Gaspel o trabalho do deputado Moritos Matos em relação ao turismo religioso já chamava a atenção dele desde a Audiência sobre Turismo Religioso que aconteceu no dia 7 de julho na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Em relação ao turismo Sergipe está muito aquém da realidade do Brasil, temos um potencial muito grande, em São Cristóvão temos uma praça que é patrimônio mundial, mas que precisa de investimento e tudo que o deputado diagnosticou é uma verdade, dói, mas é verdade”, enfatiza Gaspel.

Ele acrescenta que precisava mesmo ter alguém como Moritos Matos nessa luta pelo turismo. “Saímos dessa reunião como uma comissão formada para juntos verificarmos o que é possível ser feito. Porque o País está em crise, sabemos das dificuldades, mas não adianta ficar lá na Secretaria chorando, tem que correr atrás. Então esse diagnóstico que Matos fez já nos ajudou muito, porque é um olhar de alguém que está fora da cidade. Vou passar para o prefeito para discutir o que vai ser feito agora e o que será feito em longo prazo. Porque tem coisas simples e outras que necessitam um investimento maior. Nós já conseguimos aumentar a quantidade de turistas que visitam São Cristóvão e isso já movimenta a economia da cidade, o turismo é uma fonte de renda para o nosso povo, movimenta tudo e ter alguém como Moritos Matos promovendo esse debate fortalece o turismo religioso”, afirma Gaspel.

A presidente do sindicato dos Guias, Érica Ribeiro, elogiou o trabalho do deputado Moritos Matos. “Fico muito feliz com esse projeto, com essa visão que nós temos do deputado Matos. Ele fala que caiu no turismo de paraquedas, mas para mim ele é uma grande solução, porque ele tem esse olhar crítico, ele trouxe a união do trade para a gente analisar, corrigir o que tem de negativo, porque o turismo religioso já é uma realidade no Estado, ele precisa ser colocado em prática de uma forma profissional, para que o turista que veio a Sergipe sai daqui, propague e volte”, enfatiza Erica.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.