Política & Negócios
Por | 22 de Nov de 2019, 14h34
Comerciários unificam pauta e iniciam campanha salarial 2020
Ocorreram reuniões com os trabalhadores para construção do documento final, aprovado pelas assembleias da categoria
Compartilhar
Comerciários unificam pauta e iniciam campanha salarial 2020

Ronildo Almeida: \"Reivindicações são dívidas financeiras e sociais\"

Os trabalhadores e as trabalhadoras dos diversos segmentos do comércio decidiram por unificar a pauta de reivindicações e já iniciaram a Campanha Salarial 2020. Segundo Ronildo Almeida, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe - Fecomse -, nesta etapa ocorreram reuniões com os trabalhadores para construção do documento final, que foi aprovado pelas assembleias da categoria.

A expectativa do dirigente sindical é a de que as negociações tenham êxito. “É importante que os patrões entendam a importância da classe trabalhadora para fazer girar a economia com a sua força de trabalho. Nós sabemos do nosso valor, da nossa responsabilidade e da nossa contribuição para o crescimento do Estado. Faz-se necessário o reconhecimento e o respeito do patronato”, avalia Almeida. 

“As nossas reivindicações não são favores que nos são dados. São dívidas financeiras e sociais que devem ser zeradas numa respeitosa mesa de negociação. Esperamos que o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2020 seja o mais rápido possível, tanto para os setores da data-base de 1º de janeiro quanto para os de 1º de maio”, pontua Ronildo Almeida.  

Para o presidente da Fecomse, a classe trabalhadora está atravessando um momento difícil, com a constante tentativa de retirada de direitos. “Para se ter ideia, ainda existem pendências de fechamento de convenções coletivas de alguns segmentos. O setor patronal tenta ampliar seu poder de ganho com as mudanças nas relações de trabalho. Já tivemos a reforma trabalhista, da Previdência, a terceirização, a Lei da Liberdade Econômica, só perdas para os trabalhadores. A Federação e o seus sindicatos têm procurado a paz, o caminho da negociação e, claro,  resultados para a categoria, impondo-se à altura do que é exigido no momento atual”, argumenta Almeida.

PAUTA

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão manutenção de todas as cláusulas do acordo coletivo vigente; reajuste 100% pelo INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor - mais ganho real; PPL - Programa de Participação nos Lucros - e PPLR - Programa de Participação nos Lucros e Resultados - discutidos democraticamente com os trabalhadores.

Há, ainda, ticket alimentação para todos os empregados, plano de saúde, redução da jornada de trabalho sem redução do salário e não ao banco de horas, entre outras cláusulas sociais.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.