YoutubeFacebookTwitterInstagram
Audiência
Por Ascom | 09 de Mai de 2019, 15h16
Fábio Reis se reúne com Bolsonaro e governador de Sergipe para discutir temas de interesse do Estado
Entre os assuntos em discussão está a situação da Fafen/SE
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
Fc40e8987d8010f6

Autoridades sergipanas também são recebidos pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz

Na tarde de quarta-feira, 8, o deputado federal Fábio Reis, MDB, coordenador da bancada sergipana na Câmara dos Deputados, foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para reunião junto ao governador do Estado, Belivaldo Chagas.

Os presentes trataram especialmente da situação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe - Fafen/SE -, que desde 1º de fevereiro segue em processo de hibernação. No dia 10 de janeiro a Petrobras iniciou o processo de arrendamento das fábricas, localizadas em Sergipe e na Bahia.

A Fafen/SE é uma unidade de fertilizantes nitrogenados com capacidade de produção total de ureia de 1.800 t/dia. Também comercializa amônia, gás carbônico e sulfato de amônio, também usado como fertilizante.

ADUTOTA PIAUITINGA

De especial interesse do deputado Fábio Reis, os presentes conversaram sobre a emissão de Autorização de Início da Obra - AIO -, referente às obras de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Integrado Piauitinga, no município de Lagarto. Os recursos financeiros para a realização da obra foram garantidos em 2018 pelo então ministro das Cidades, Bruno Araújo, em conversa com o emedebista.

Em março deste ano, Fábio Reis, acompanhado do governador de Sergipe, discutiu o assunto junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A obra, orçada em R$ 83,5 milhões, possui os recursos garantidos por meio de contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal e foi licitada há um ano.

Esta é uma antiga demanda do parlamentar, que desde 2013 batalha pela realização da obra. Segundo Reis, mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas só em Lagarto. “A atual rede de abastecimento de Lagarto é para 50 mil habitantes. Hoje, temos mais que o dobro. O Piauitinga abastece também os municípios de Salgado, Simão Dias, Poço Verde e Riachão do Dantas. É muito importante que haja o destrave dessa questão para servirmos essas cidades”, finalizou o deputado.

8e51fa381ce23b5eGovernador Belivaldo Chagas e deputado federal Fábio Reis são recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro

Prosseguindo a reunião, que também contou com a presença do secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola, e do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz, as autoridades sergipanas pleitearam a celebração do Convênio de Delegação de Competência para Administração e Exploração do trecho da BR-235, que tem como objetivo viabilizar a duplicação e a concessão do trecho rodoviário que está situado em Sergipe, entre os municípios de Aracaju e Itabaiana, com aproximadamente 70 quilômetros de extensão.

Além disso, estiveram em pauta a  finalização da obra do Terminal Pesqueiro e a construção de três mil casas populares em Sergipe.