Política & Negócios
Por Ascom/Zezinho Sobral e Petrobrás | 22 de Nov de 2019, 06h36
Fafen é arrendada pelo consórcio das empresas Unigel e Proquigel
Unidade de Sergipe tem capacidade para produzir até 300 mil toneladas de sulfato de amônio por ano
Compartilhar
Fafen é arrendada pelo consórcio das empresas Unigel e Proquigel

Zezinho Sobral, Laércio Oliveira e Alessandro Vieira participam de solenidade da assinatura do contrato no Rio de Janeiro

A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados - Fafen -, unidade Sergipe e Bahia, foi arrendada pelo consórcio formado pelas empresas Proquigel e Unigel. Além das fábricas, o arrendamento inclui os terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, na Bahia. O negócio envolve R$ 177 milhões e seguiu as etapas previstas na Lei Federal 13.303/2016 (Lei das Estatais) e no Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras.

“O momento é importante e comemoro com todos os moradores do Vale do Cotinguiba e do Japaratuba, com as famílias, trabalhadores, vereadores, prefeitos e todo o Estado de Sergipe que somaram conosco para não perdemos a Fafen“, celebra o deputado Zezinho Sobral, que esteve nessa quinta-feira, 22, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, para solenidade de assinatura do contrato. 

Também articiparam da solenidade o deputado federal Laercio Oliveira e o senador Alessandro Vieira.

Com o retorno da Fafen em Sergipe, situada no município de Laranjeiras, o Estado voltará a ser referência na produção de fertilizantes que dão competitividade na agricultura familiar e no agronegócio no Brasil e no mundo. “A Fafen é fundamental para economia. A unidade voltará a produzir Sulfato de Amônio. Podemos agora ter esperança de ver Sergipe se destacar na produção de fertilizantes e no desenvolvimento", complementa o deputado.

Segundo a diretora de Refino e Gás Natural da Petrobrás, Anelise Lara, o arrendamento das unidades vai permitir que as fábricas de fertilizantes, que estavam hibernadas, voltem a operar, gerando novos empregos e atraindo investimentos para os estados da Bahia e de Sergipe.

“Nosso planejamento estratégico concentra investimentos na produção de óleo e gás no Brasil. Ao focarmos nas atividades principais da empresa, estamos também abrindo espaço para que novas empresas surjam e comecem a investir em novos segmentos. Isso trará benefícios tanto para Bahia, quanto para Sergipe, pois abre novas perspectivas para as economias locais. A expectativa é que todos os envolvidos ganhem com o negócio”, explica Anelise.

O processo de licitação para o arrendamento das fábricas de Sergipe e da Bahia foi aberto no mês de abril e a proposta recebida no último dia 11 de novembro. 

O presidente do Conselho da Unigel, Henry Slezynger, explica que ideia do grupo é reativar a fábrica de Sergipe. "O Brasil importa cerca de dois milhões de toneladas de sulfato de amônio. Portanto, há um amplo espaço para a unidade sergipana funcionar e produzir”, afirma

A Fafen/SE tem capacidade para produzir até 300 mil toneladas de sulfato de amônio por ano, exportando para todo o mundo. Este produto é importante para a agricultura. "Com o retorno da fábrica, a cadeia produtiva que depende da empresa estará renovada e Laranjeiras e todo o Vale do Cotinguiba estarão fortalecidos", avalia Zezinho Sobral.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.