SAÚDE
Por FAN FM | 09 de Jan de 2018, 11h29
“Falta medicamentos e vagas para renais”, denuncia Associação
“Há negligência na regulação do paciente renal”, acrescenta
Compartilhar
“Falta medicamentos e vagas para renais”, denuncia Associação

Associação denuncia negligência com renais em Sergipe

O presidente da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese), Lúcio Alves, usou os microfones do Jornal da Fan 1ª Edição para um desabafo com o tratamento dedicado pelo Estado e prefeituras aos pacientes renais. Ele disse que há imprudência e negligência na assistência aos mais  de mil pacientes dialíticos em Sergipe.

Segundo ele, há constantes faltas de medicamentos e de vagas. “Ano passado, o Estado recorreu à associação para pegar medicamento. Nós tínhamos em estoque e fornecemos ao Estado”, exclamou. A Secretaria de Estado da Saúde, ao qual o Case é subordinado, confirmou a informação e disse que a situação fora causada por problema com fornecedores para medicamentos para transplantados.

Lúcio Alves relatou, ainda que, o Núcleo de Regulação, gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (Nucar/SMS) não pode deixar o paciente esperando por uma vaga. “O paciente renal é urgente! Quando ele chega a precisar de uma diálise é porque o rim já parou ou porque está com o órgão funcionando na capacidade mínima! Ele não pode esperar uma vaga aparecer para ser assistido”, lamentou.

Para ele, agem com descaso e negligência o Estado e as prefeituras. Ele entende que o valor de R$ 24,75 a título de diária para Tratamento Fora Domicílio (TFD) é irrisório e precisa ser ampliado com a contrapartida das prefeituras.

Itabaiana – Lúcio Alves aproveitou para elogiar a reabertura da clínica de hemodiálise no município serrano de Itabaiana (SE), distante a 58 quilômetros de Aracaju. “Estamos satisfeitos com o que vimos. Chegou ao fim o deslocamento de pacientes de Itabaiana a Aracaju para fazer a hemodiálise”, disse.

A clínica de hemodiálise de Itabaiana foi interditada por ordem da Vigilância Sanitária no dia 3 de setembro do ano passado após suspeitas de contaminação da água usada no processo de diálise. Ontem, 8, após quatro meses e aprovação da qualidade da água usada na hemodiálise, a clínica foi reaberta.

O Fan F1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não tivemos retorno. O portal está à disposição para esclarecimentos por parte da SMS.

Veja Reportagem EspecialPacientes renais de Sergipe morrem enquanto aguardam políticas de Saúde

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.