EVENTO
Por Agência de Notícias Alese | 07 de Jun de 2018, 17h17
Fórum Sergipano de Direito Eleitoral é aberto em Aracaju
Políticos, profissionais do Direito e estudantes discutem a “Transparência como o Caminho para a Cidadania”
Compartilhar
Fórum Sergipano de Direito Eleitoral é aberto em Aracaju

Solenidade de abertura, no Tobias Barreto (Foto: César de Oliveira)

Os presidentes da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (MDB) e o  do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, além do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais  (Unale),  deputado Ciro Simoni, presidiram a solenidade de abertura do Fórum Sergipano de Direito Eleitoral, na tarde desta quinta-feira, 7. O evento acontece até o próximo sábado, 9 no auditório do Teatro Tobias Barreto, reunindo políticos, profissionais do Direito e estudantes em torno de palestras sobre temas da atualidade a exemplo da propaganda eleitoral, o uso da internet, o financiamento de campanhas e as resoluções do TSE. O tema central é “Transparência como o Caminho para a Cidadania”.

Na oportunidade, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, agradeceu à Unale, a parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe, falou sobre a importância do evento e deu boas vindas a todos os participantes do Fórum Sergipano de Direito Eleitoral, “Quero agradecer à Unale a parceria com a Alese para que esse evento alcançasse tamanha dimensão. Nós ficamos felizes porque esse é um evento de grande importância para os sergipanos e para os participantes de outros estados. Esse Fórum é fundamental porque nós estamos atravessando um ano difícil em todo o país, tanto para os políticos quanto para os brasileiros. E a questão eleitoral é muito importante para a nossa vida e aqui estaremos debatendo assuntos importantes como o Fundo Partidário, que preocupa a todos nós e a questão da modernidade das eleições com as redes sociais bombando. Teremos grandes palestrantes e quem participar desse evento vai aprender muito e aperfeiçoar seu trabalho”, destaca.

O presidente da Unale, deputado Ciro Simoni, também falou sobre a dimensão do evento. “Nada mais coerente do que nos associarmos à Assembleia Legislativa de Sergipe e promover esse evento, já que tínhamos uma referência muito boa da Assembleia devido a realização da conferência da Unale aqui em Aracaju e teve uma repercussão muito importante a nível de país. Estamos participando de um grande evento, está de parabéns a Assembleia Legislativa de Sergipe e o Ibrade e estou vendo que este é o Fórum de Direito Eleitoral em Sergipe”, destaca.

O presidente do Ibrade, Henrique Neves, destacou  que a abertura do Fórum serve para atiçar a necessidade de a gente continuar discutindo diariamente o Direito Eleitoral. “Nosso sistema eleitoral não é nem de perto o melhor do mundo, precisamos melhorar na questão da propaganda e de uma série de situações. Eu vou fazer uma pequena introdução para lançar os temas e os painelistas terão condições de tratar com maior profundidade”, enfatiza.

De acordo com o deputado Venâncio Fonseca (PSC), o Fórum realizado na capital sergipana é de suma importância, principalmente em virtude do ano eleitoral. “O evento é tão importante que passa a ser o fórum brasileiro do direito eleitoral, pois são quase mil inscritos, um sucesso total, reunindo os melhores advogados do Brasil nessa área”, comemora Venâncio Fonseca.

A mesa foi composta pelo presidente da Alese, Luciano Bispo, o presidente da Unale,  Ciro Simoni, o presidente do Ibrade, Henrique Neves, o coordenador do Ministério Público do Estado (MPE/SE), Rony Almeida e o procurador -geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE),  João Augusto Bandeira de Melo, além do secretário Eliziário Sobral, representando o governador Belivaldo Chagas e o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitales, o Nitinho.  Deputados e várias autoridades participaram da abertura do evento.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.